Grupo de trabalho focaliza relações de gênero

Por meio de debates e outras ações, colegiado argumenta e questiona aspectos relacionados à temática no âmbito psicológico, sob uma abordagem feminista

Com a proposta de promover argumentos e desenvolver atividades que questionam os aspectos interligados à categoria gênero, de compreender como a Psicologia vem contribuindo para essencializar diferenças entre homens e mulheres e reforçar estigmas como o sexismo e de favorecer e dar visibilidade a iniciativas que buscam reverter esse quadro opressor, a partir de um ângulo feminista, o Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região (CRP-03) mantém o Grupo de Trabalho de Relações de Gênero e Psicologia (GTRGP).

Instituído em março de 2008, o GTRGP integra a Comissão de Direitos Humanos do conselho. Atuando de forma interdisciplinar, o colegiado se articula permanentemente com os demais grupos de trabalho e comissões do CRP-03, propiciando a construção de uma atmosfera na qual seus membros discutem temáticas transversais e desenvolvem ações conjuntas.

Estão na pauta de debates do grupo assuntos como as estruturas sociais e práticas pessoais e profissionais que perpetuam o sexismo e funcionam como instrumentos de controle social; a violência de gênero, que tem produzido danos psíquicos e repercutido negativamente na saúde física e mental de muitas mulheres; os discursos alternativos que questionem a ordem dominante, machista e opressiva às mulheres, entre outros temas preponderantes de interesse dos psicólogos e estudantes de Psicologia.

Segundo os membros do GT, a comunidade psicológica precisa estar próxima das discussões de gênero com o intuito de promover esses discursos, identificando e desconstruindo fatores perpetuadores da discriminação sexual, além de preservar a equidade entre os gêneros masculino e feminino. “Que vivemos em uma sociedade ainda desigual, sabemos. Mas que essa desigualdade se manifesta em variadas formas sutis e repercute em uma violência cotidiana e silenciosa”, refletem.

Atividades desenvolvidas pelo grupo

O GTRGP, além de discutir temáticas com psicólogos e estudantes da área, potencializa diálogos em confluência com outros GTs e comissões pertinentes ao CRP-03, para transversalizar a discussão da categoria gênero como análise de natureza política e social; mantém contatos e articulações com instâncias governamentais e não governamentais específicas e participa de eventos sobre gênero e psicologia, visando à sensibilização com a temática, o estímulo de discussões que integrem essas duas áreas e a divulgação das ações do colegiado.

Além disso, o grupo de trabalho elabora materiais de comunicação impressos e virtuais (blog, Twitter e Facebook) e os atualiza, com produções acadêmicas inerentes a gênero e suas transversalidades – gênero e comunicação, gênero e violência, gênero e saúde mental, gênero e sexualidades, gênero e raça, etc. –, com enfoque na necessidade de trazer esse assunto de utilidade pública para o âmbito das práticas e dos discursos da Psicologia.

Mais informações sobre o GTRGP podem ser obtidas pelo endereço eletrônico www.crp03.org.br/site/ComissaoDHumanos_GTRGP.aspx, pelo blog http://observatorio03mulheres.wordpress.com ou pelo e-mail gtrgp@crp03.org.br. Nas redes sociais, o colegiado mantém seus canais do Twitter (http://twitter.com/gtrgp) e do Facebook (www.facebook.com/gt.genero). Os interessados também podem se dirigir pessoalmente à sede do CRP-03, na Rua Professor Aristides Novis, 27, na Federação, ou entrar em contato pelo telefone (71) 3247-6716.

Comentários