César Borges esclarece impasses em obras viárias

Ministro dos Transportes explicou, entre outros problemas na execução dos serviços estruturantes, o atraso na Ferrovia Oeste-Leste

Com informações de Aline Barnabé, da CBN Salvador
 
Borges concedeu entrevista a uma rádio local nesta segunda-feira
(Foto: Rafael Machado/CBN)
 
O ministro dos Transportes, César Borges, foi entrevistado na manhã desta segunda-feira (26), no programa CBN Salvador 1ª Edição, apresentado por Emmerson José e Alex Ferraz. Na entrevista, Borges expôs os impasses na execução de obras na área de transporte no Brasil, como o caráter rígido da legislação, a fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) e a necessidade de licenças ambientais, além das metas para as eleições de 2014.
 
De acordo com o ministro, filiado ao Partido da República (PR), as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que se estenderá de Barreiras a Ilhéus, iniciadas em 2011, encontram-se atrasadas. O cronograma dos serviços está sendo adiado em virtude da carência de projetos executivos e de estudos de sondagem e desapropriação, sendo necessária sua reformulação.
 
“Em abril deste ano, o faturamento estava em torno de R$ 10 milhões por mês. Hoje atingimos R$ 100 milhões por mês e 7 mil operários nas quatro frentes. Está andando bem, o trecho de Ilhéus-Caetité deve ficar pronto até o final do ano, e em 2014, o trecho Caetité-Barreiras. Falta liberação do TCU, pois já temos condições de retomar a obra. Será obra estruturante e importante para a Bahia, e a obra não vai parar”, disse o republicano, que é engenheiro civil.
 
Duplicação das BRs
 
Sobre as rodovias federais que cortam a Bahia, cujas obras de duplicação estão em processo licitatório, como a BR-324, a BR-116 e a BR-101, Borges foi pragmático. “Hoje corremos atrás do prejuízo. Vamos duplicar as vias da BR-116, de Feira de Santana até Serrinha. Para o Sul a responsabilidade (da duplicação) é da Via Bahia, até o (Rio) Paraguaçu, prevista para fevereiro de 2014, e já está atrasada. E a BR-101, queremos licitar a duplicação até a BR-324 e também até a divisa do Espírito Santo”, explicou.
 
César Borges criticou com veemência a operacionalidade da Via Bahia por não haver nenhuma solução de engenharia para a cratera na BR-324, aberta há 90 dias. O ministro dos Transportes exigiu celeridade nas obras e afirmou que já abriu um processo administrativo contra a concessionária, responsável pela gestão e manutenção da BR-324, trecho Salvador-Feira de Santana, e BR-116, de Feira de Santana a Minas Gerais.
 
Ele ainda examinou possíveis soluções, necessárias para reduzir o congestionamento da região compreendida entre a rodovia mais importante da Bahia e o Acesso Norte. “O Governo do Estado levará o metrô até Águas Claras. A prefeitura deve resolver os gargalos de Brasilgás, Pirajá e Valéria (bairros por onde passa a rodovia)”, disse, em depoimento concedido à rádio CBN Salvador FM 91,3, da Rede Bahia.
 
Pendências para 2014
 
Borges não se mostrou muito disposto ao declarar a respeito das eleições de 2014, fazendo com que as discussões sejam fomentadas a partir do mês de junho, quando a campanha dará início. “Tem questões pendentes e não dá para fazer política agora. Vamos deixar lá para meados do ano que vem para tomar as devidas posições. Sou político, sou técnico, e coloco meu nome à disposição porque estou na política. Não sou candidato, nem deixo de ser. Quem é do mar não enjoa. Quero o melhor para a Bahia”, prognosticou.
 
Ao levantar hipóteses de o PR integrar a chapa majoritária (para candidatos a presidente, governador e senador), como ambicionam dois outros partidos da base aliada, o PP e o PDT, o ministro ressaltou que a legenda não firmou esse compromisso. “O PT é majoritário e tem todas as condições de lançar candidato. Mas não temos essa posição, estamos em aberto. Temos hoje uma aliança e não temos dificuldade de ficar entre uma posição e outra”, afirmou Borges, que já foi deputado, vice-governador, governador e senador.

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