Quem educa, transforma o mundo

Um dos direitos humanos universais, a educação faz com que o indivíduo compreenda a realidade da sociedade em que vive e seja capaz de modificá-la
 
O termo educação, de modo geral, consiste no processo de atuação de uma comunidade sobre o progresso físico, intelectual, emocional e moral do ser humano, com o objetivo de assegurar sua integração individual e coletiva.
 
Para atingir tal integração, o homem deve ter consciência de suas possibilidades e limitações, que o induzem a entender e refletir sobre a realidade do universo que o rodeia. Com isso, ele é capaz de transformar a sociedade em que vive, a fim de buscar a cooperação, a harmonia e o respeito mútuo entre diferentes indivíduos.
 
A educação abrange tanto o ensino quanto a aprendizagem. É um fenômeno global, encarregado da manutenção da sociedade e de seus grupos, sendo exercido em todos os espaços e âmbitos de convivência social.
 
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, em seu artigo XXVI, inciso 2, considera a educação como um dos fatores básicos para promover a compreensão, a tolerância e a amizade internacional, racial e religiosa.
 
De acordo com Paulo Freire (1921-1997), um dos educadores ilustres que o Brasil já teve, a educação é um instrumento de caráter permanente. Por se tratar de um processo contínuo, que orienta e conduz o indivíduo à realização de novas descobertas, ela busca melhorar a qualidade da formação dos professores e de seus respectivos alunos.
 
Interatividade
 
A ação educativa faz com que o ser humano se interaja com o mundo. É preciso não somente estar no mundo, mas também estar aberto a ele, captar e compreender os propósitos deste, a fim de modificá-lo e responder aos estímulos e aos desafios que o mundo nos propõe.
 
O processo educativo formal se dá em instituições específicas, como os lares, por meio de suas famílias, e as escolas, de maneira intencional e com objetivos estabelecidos.
 
Por exemplo, no caso específico da educação formal que acontece na escola, ela pode ser definida como educação escolar. No que se refere à educação vocacionada para o uso dos recursos técnicos e tecnológicos, denomina-se educação tecnológica.

Comentários