Barroso toma posse no Supremo na quarta-feira

Célebre por atuar em temas polêmicos, constitucionalista assumirá vaga que foi ocupada por Ayres Britto, hoje aposentado

Com informações da Agência Estado

Cerimônia de posse do novo ministro do STF ocorrerá às 14:30
(Foto: Mila Cordeiro/Agência A Tarde)
 
Indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF) pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT), o advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso, notório por estar envolvido em assuntos polêmicos, será empossado na próxima quarta-feira (26), às 14:30, no edifício-sede do órgão, em Brasília.

Barroso assumirá a cadeira vacante desde novembro do ano passado, quando o ministro Carlos Ayres Britto, que também era presidente do STF, se aposentou da magistratura ao completar 70 anos. Aprovada no dia 5 pelo Senado, com 59 votos a 6, a nomeação do décimo primeiro membro da Corte teve seu decreto sancionado por Dilma e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e publicado no Diário Oficial da União dois dias depois.

A solenidade de posse, conforme a mais alta instância judiciária brasileira, é protocolar e terá início com a execução do Hino Nacional, para que em seguida o novo ministro seja conduzido ao plenário pelo decano da Suprema Corte, Celso de Mello, e pelo membro mais recente, Teori Zavascki.

Posteriormente, será prestado o compromisso de Barroso como membro do STF e assinado o termo e o livro de posse. Autoridades dos três poderes federais - Executivo, Legislativo e Judiciário - e membros de entidades representativas da sociedade confirmaram presença na cerimônia, além de amigos e parentes do futuro integrante do Supremo.

Nomeação foi a quarta de Dilma

Natural de Vassouras, no interior do estado do Rio de Janeiro, Luís Roberto Barroso, 55 anos, é casado e pai de um casal de filhos. Após as indicações de Luiz Fux, Rosa Weber e Teori Zavascki, o constitucionalista torna-se o quarto ministro da Suprema Corte nomeado no governo Dilma Rousseff.

Ganhou projeção no próprio STF como mediador em processos de temas contraditórios, como união homoafetiva, pesquisa com células-tronco embrionárias e aborto de fetos anencefálicos. Também defendeu a extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti, decidida no plenário do tribunal em 2011.

Comentários