Paralela ganha obras viárias para melhorar o tráfego

Três novos viadutos e vias marginais vão facilitar a mobilidade na avenida e em áreas vizinhas, como Imbuí, Cabula e Narandiba
 
Com informações da Tribuna da Bahia Online
 
Viadutos vão permitir o acesso à Paralela, ao Imbuí, à Boca do Rio, ao Stiep e à orla
(Ilustração: Divulgação)
 
Uma das avenidas mais congestionadas de Salvador, a Avenida Luiz Viana Filho, mais conhecida como Paralela, vai ganhar um sistema de obras estruturantes, com três novos viadutos, além das vias marginais. As ações irão beneficiar os moradores da região e adjacências.
Visando aprimorar a mobilidade urbana na cidade, as obras do complexo viário do Imbuí tiveram suas ordens de serviço assinadas nesta terça-feira (16), no canal que corta o bairro, pelo governador Jaques Wagner (PT), com a presença do prefeito ACM Neto (DEM) e de demais autoridades.
Os dois viadutos, que serão construídos entre a Avenida Jorge Amado e a sede da Advocacia-Geral da União (AGU) na Bahia, vão possibilitar o escoamento do tráfego entre a Paralela, os bairros do Imbuí, da Boca do Rio e do Stiep, e a orla marítima.
Mais um viaduto, em Narandiba, fará a conexão entre a Avenida Edgard Santos, nas proximidades da sede da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), ao Imbuí, na área vizinha ao almoxarifado da Farmácia Sant’Ana. Com isso, o acesso aos bairros do Cabula, Narandiba, Engomadeira e Tancredo Neves será facilitado.
As vias marginais vão favorecer a ligação entre o Centro Administrativo à Avenida Luís Eduardo Magalhães e esta avenida ao Imbuí. Estimados em R$ 75 milhões, os investimentos são acrescentados a outros R$ 20 milhões para fins de desapropriação de imóveis.
O viaduto de Narandiba, que ligará o Cabula ao Imbuí, beneficiará moradores do entorno
(Ilustração: Divulgação)
 
Conclusão em um ano
Segundo Wagner, as obras na Paralela deverão ser concluídas no prazo de 10 ou 12 meses. “Estamos num esforço com a prefeitura no sentido de melhorar a mobilidade urbana na cidade. É uma obra fundamental por trazer três novos viadutos, que se somam também a intervenções nas avenidas Pinto de Aguiar, Orlando Gomes e 29 de Março”, disse o governador.

Já o prefeito ACM Neto reconheceu os transtornos na mobilidade urbana, mas a Paralela é a região onde o fluxo ocorre com maior intensidade. “A Prefeitura está à disposição do estado para trabalhar pela melhoria do trânsito nessa região, por isso agradece o investimento que será feito”, elogiou o gestor municipal.

Comentários