Novo grupo renova cenário do samba

Jardim Baiano pretende modernizar e revitalizar o verdadeiro ritmo popular brasileiro, nascido na Bahia

Com uma proposta ímpar – uma coisa simples, sincera e descontraída –, um grupo de samba formado recentemente chega aos palcos para modernizar o panorama musical da Bahia, berço do gênero. Eis o Jardim Baiano, cujo repertório contempla releituras de antigos sambas baianos e cariocas, além de canções inéditas, tanto autorais quanto de compositores da cena contemporânea local, consagrados e novatos.

Na linha de frente do Jardim Baiano está a vocalista Dinha Dórea, que, acompanhada dos talentosos músicos Dadi Andrade (percuteria), Fidel Tavares e Igor Vasconcelos (violão) e Zé Livera (baixo e cavaquinho), almeja explorar arranjos inovadores, adquirindo uma nova estética ao cancioneiro popular da música brasileira. O grupo, na percepção de seus integrantes, executa uma sonoridade “sem rótulos”, transparecendo no prazer de tocar e fazer as pessoas curtirem um samba de qualidade.

Além do autêntico samba, cristalizado nas composições de Riachão, Roberto Mendes, Nelson Rufino, Martinho da Vila, dos saudosos Cartola, Batatinha e Noel Rosa, dentre outros, o múltiplo repertório do quinteto incorpora a bossa nova e os elementos afro-baianos, com destaque para o ijexá, simbolizados nas músicas de Carlinhos Brown e Gilberto Gil. Pelos arranjos assinados e tocados pelo novo conjunto, tem-se uma evidente noção de que o bom samba nunca deverá morrer.

Pequena amostra em vídeo

Segue, abaixo, uma singela amostra do trabalho do Jardim Baiano, extraída de uma apresentação feita no dia 2 de junho, no bar Beco da Rosália, nos Barris. O vídeo traz o grupo interpretando Eu não sambo sem você, de autoria do violonista Davi Correia. Vale a pena conferi-lo ouvindo esse lindo número, influenciado por Dorival Caymmi.

Comentários