Análise da editoria de Infografia e Arte dos jornais "A Tarde" e "Folha de S. Paulo"

O jornal A Tarde, impresso em formato standard, encontra-se dividido em quatro cadernos diários – o primeiro ou principal, subdividido em duas partes, o 2+ (cultura e artes), o A Tarde Esporte Clube e o Populares (classificados) – e quatro cadernos semanais – Imobiliário e Empregos, Concursos e Negócios, todos impressos em formato standard; Classiautos Motos & Náutica (automóveis, motos e embarcações) e A Tardinha (infanto-juvenil), ambos tabloides. Além dos cadernos mencionados, a edição dominical de A Tarde é suplementada pela revista Muito, de cultura e variedades, e no último sábado de cada mês circula o caderno standard Municípios.

O primeiro caderno do diário baiano contempla, em cada editoria clássica, um panorama generalizado dos acontecimentos do dia, sendo, portanto, factual. Ele abrange a primeira página, uma síntese dos fatos mais relevantes a serem abordados nas páginas subsequentes do periódico, seguida das editorias de Opinião, Salvador e Região Metropolitana, Serviço e Bahia, na primeira parte; e, na segunda parte, Política, Economia, Agronegócios (publicada às segundas-feiras), Brasil, Mundo, Ciência & Vida (publicada aos domingos) e Últimas, editoria dedicada às últimas notícias, publicadas poucos minutos antes do fechamento da edição.

Também impresso em formato standard, a Folha de S. Paulo, maior jornal do Brasil, apresenta atualmente seis cadernos diários – o primeiro ou principal, mais conhecido como caderno A, que abrange a primeira página e as editorias Opinião, Poder e Mundo; o caderno B, ou Mercado, o C, que inclui as editorias Cotidiano, Saúde, Ciência e Folha Corrida; o D, ou Esporte; o E, ou Ilustrada/Acontece (cultura e artes); e o Classificados, com matérias e anúncios de empregos, negócios, imóveis e veículos, que circula somente em São Paulo. Além dos cadernos diários clássicos, a Folha edita seus seis cadernos semanais especializados – Tec (tecnologia digital), Equilíbrio, Comida, Turismo, Folhinha (infantil) e Ilustríssima (caderno literário) – e três revistas de periodicidade semanal: o Guia da Folha, publicada às sextas-feiras, exclusivamente em São Paulo, a sãopaulo (sic), também publicada somente no estado, e a Serafina, essas duas últimas encartadas nas edições de domingo.

Além de uma impecável diagramação, elemento que é considerado a tônica de um projeto gráfico nos veículos impressos, a concepção gráfica das páginas de A Tarde se constitui de outros recursos visuais – infográficos, ilustrações e charges – direta ou indiretamente articulados aos textos das matérias. Os infográficos são utilizados exclusivamente nas matérias das editorias mais factuais, concentradas no primeiro caderno, e também nas matérias dos cadernos A Tarde Esporte Clube e Empregos, Concursos e Negócios. Por outro lado, a Folha usa uma diagramação primorosa em todas as suas páginas, uma volumosa quantidade de infográficos e ilustrações na quase totalidade de suas editorias.

As ilustrações, em A Tarde, são aplicadas com assiduidade na editoria de Opinião, para combiná-las com pelo menos um artigo redigido por colaboradores do jornal, pertinentes a segmentos heterogêneos da sociedade, e no caderno infantil A Tardinha, que circula aos sábados em formato tabloide, além da revista dominical Muito, com o intuito de aprimorar esteticamente suas páginas, como em algumas reportagens, na coluna Trilhas, assinada pela renomada dramaturga baiana Aninha Franco, e na seção de cartuns, situada na última página, na qual os desenhistas Cau Gomez, Gentil e Simanca se revezam. Às vezes, as ilustrações, tanto em A Tarde quanto na Folha, são utilizadas em substituição às fotografias, pois o ilustrador se vale da liberdade e da criatividade em interpretar os conteúdos expressos nas matérias textuais, como é o caso dos artigos e das matérias publicadas nos cadernos infanto-juvenis.

As charges publicadas no jornal de Salvador, também elaboradas por Cau, Gentil e Simanca em esquema de revezamento, são publicadas em dimensões maiores, na editoria de Opinião, à esquerda dos editoriais, ocupando quase a metade da página 3, a fim de reproduzir, de forma cômica, os fatos que estão em evidência jornalisticamente, em particular o cenário político. Há também, no caderno 2+, uma seção de histórias em quadrinhos, criadas por cartunistas renomados do Brasil e do exterior. Na Folha de S. Paulo, as charges, também publicadas nas páginas opinativas, são desenhadas, também em revezamento, pelos cartunistas Angeli, Benet, Jean Galvão e João Montanaro e satirizam os temas da presente conjuntura político-econômica nacional e internacional.

Quanto à concepção tipográfica de A Tarde, a editoria de arte do jornal utiliza basicamente duas famílias de fontes distintas, a The Antiqua, serifada, unicamente no primeiro caderno; e a Taz 2, dita sem serifa, nos títulos das manchetes de A Tarde Esporte Clube situadas na primeira página do primeiro caderno, nos infográficos, nos cadernos específicos e na revista Muito. Ambas as fontes foram confeccionadas pelo designer holandês naturalizado alemão Lucas de Groot. Elaborada por De Groot em 1996, especialmente para a reformulação gráfica do periódico alemão Die Tageszeitung, ocorrida naquele ano, a tipografia Taz 2, no projeto gráfico de A Tarde, passou a ser introduzida na revista Muito, a partir do lançamento do suplemento, em abril de 2008.

O conjunto tipográfico da Folha possui quatro famílias – uma serifada, para títulos de manchetes e matérias, denominada Folha Serif, elaborada pelo próprio De Groot em parceria com o designer alemão Eric Spiekermann exclusivamente para o diário paulistano; e mais três fontes criadas por Spiekermann junto com o tipógrafo estadunidense Christian Schwartz: uma serifada, empregada nos nomes das editorias e nos olhos e textos das matérias, outra serifada, usada nos nomes de editorias (somente na primeira página), nomes de articulistas e de colunistas, e uma sem serifa, para as datas da edição do jornal, os infográficos e os títulos das matérias veiculadas em cadernos específicos.

Para cada editoria ou caderno específico, em ambos os periódicos, usa-se uma tonalidade predominante para diferenciá-los. No primeiro caderno de A Tarde, as editorias de Opinião e Serviço são identificadas pela cor preta; Salvador e Região Metropolitana, pela cor azul-anil; de Bahia, pela cor azul-celeste; de Política, pela cor azul-esverdeada; de Economia, pela cor verde-escura; de Agronegócios, pela cor verde-clara; de Brasil, pela cor laranja; de Mundo, pela cor vermelha; de Ciência & Vida e de Últimas, pela cor rosa. O caderno 2+ tem como cor principal o vermelho; A Tarde Esporte Clube, o verde-escuro; Populares e Classiautos Motos & Náutica, o azul-anil; Imobiliário, o verde-claro; e Empregos, Concursos e Negócios, o laranja. Entretanto, as diagramações de A Tardinha e da Muito utilizam cores sortidas em todas as suas páginas.

No caso da Folha, a editoria de Opinião é identificada pela cor roxa; as editorias de Poder e Mundo são identificadas pela cor azul-anil; de Mercado, pela cor verde-escura; de Cotidiano, pela cor marrom-escura; de Esporte, pela cor laranja; de Ciência e Saúde, pela cor vermelho-escura; e Folha Corrida, pela cor azul-celeste. Ainda no maior diário brasileiro, a diagramação do caderno Ilustrada tem como cor predominante o vermelho-escuro; dos cadernos Tec, Equilíbrio e Turismo, o azul-celeste; do caderno Comida, o roxo; da Folhinha, o azul-anil; e da Ilustríssima, o preto. Os projetos gráficos das revistas Guia da Folha, sãopaulo e Serafina, contudo, no que tange à paleta de cores, são passíveis de alteração.

Os títulos da manchete principal de primeira página e das matérias das páginas seguintes do primeiro caderno de A Tarde, bem como dos seus cadernos específicos, possuem letras maiores, que objetivam atrair a atenção do leitor. No entanto, nos títulos das manchetes secundárias de primeira página, das matérias de curta dimensão (matérias complementares, notícias e notas) e dos infográficos, as letras são menores. As manchetes do caderno A Tarde Esporte Clube localizadas na primeira página do primeiro caderno aparecem sobrepostas num retângulo amarelo, cuja posição, horizontal ou vertical, oscila conforme o exemplar do dia. A revista Muito, por sua vez, vale-se de títulos maiores e atrativos, despertando a atenção do leitor.

Nos cadernos da Folha de S. Paulo, os títulos da manchete que predomina a primeira página e das matérias de todos os cadernos do jornal são formatados em letras grandes, enquanto nas manchetes secundárias de primeira página e nas matérias curtas diminuem-se o tamanho dos títulos. Tanto A Tarde quanto a Folha têm suas respectivas editorias de infografia e de arte constituídas por profissionais graduados em instituições de ensino superior, sendo que alguns deles se especializaram na área de jornais.

Comentários