Pelegrino quer incentivar ambulantes

Valendo-se de um acelerado percurso pelas ruas de Salvador, prefeiturável pretende implantar ações efetivas de valorização da categoria

Com informações da Tribuna da Bahia Online

O pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura, deputado federal Nelson Pelegrino, pretende dar maior atenção aos vendedores ambulantes de Salvador. Considerado o postulante mais ativo, com intenso ritmo de trabalho pelas ruas e avenidas da cidade, Pelegrino evidenciou aos seus adversários que não tem tempo a perder durante a corrida sucessória.

Em entrevista à reportagem do jornal Tribuna da Bahia, o parlamentar enfatizou que falta, em âmbito soteropolitano, estratégias sólidas e efetivas de valorização dos ambulantes. Dentre as ações de solidariedade à categoria profissional informal, destacam-se as linhas de créditos especiais para viabilizar o microempreendedorismo e programas específicos de qualificação.

No caso dos comerciantes de gêneros alimentícios, eles poderão ser contemplados com cursos de extensão nas universidades. Pelegrino, cujo nome foi sacramentado por seus correligionários, ambiciona que o currículo desses cursos inclua noções de higiene, conservação e armazenamento de alimentos, cursos de idiomas e de informática.

O primeiro passo, conforme o pré-candidato petista, é efetuar o cadastramento desses trabalhadores, principalmente nas regiões do Iguatemi e do centro. "Além das feiras livres nos bairros, nos quais serão implantados centros de qualificação e unidades de inclusão social, neste caso em parceria com o governo estadual”, promete.

Melhorias

Ele ainda acrescenta outros aspectos que viabilizem e estimulem a otimização das condições de trabalho para os ambulantes de Salvador, merecendo ênfase para a padronização e a formalização das suas atividades, junto à iniciativa privada.

Segundo Pelegrino, “é preciso uma atenção especial para alguns grupos sociais”. O prefeiturável também pondera que a incorporação da economia solidária à agenda política local implica “abrir a possibilidade de geração de trabalho e renda em empreendimentos coletivos, sob a forma de cooperativas ou associações de reciclagens, confecções, artesanato e outras, nos bairros populares da cidade”.

Comentários