Prefeito de Alagoinhas faz balanço de sua gestão

Recebido por diretores de um jornal de Salvador, Paulo Cézar traçou realizações e perspectivas na economia da cidade interiorana

Com informações da Tribuna da Bahia

O prefeito de Alagoinhas, Paulo Cézar Simões (PDT), visitou a redação do jornal Tribuna da Bahia, no bairro das Sete Portas, em Salvador, na tarde desta sexta-feira (16). Recepcionado pelo diretor-presidente da Tribuna e presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Walter Pinheiro, e pelo diretor de Relações Institucionais do periódico, Marcelo Sacramento, Paulo Cézar traçou um diagnóstico econômico do município em sua gestão, iniciada em janeiro de 2009.

Situada a aproximadamente 120 km da capital baiana, Alagoinhas é a cidade que mais evolui no estado em matéria de geração de postos de trabalho, emprego e renda, de acordo com o seu gestor. “Nós abrimos portas, temos um pacote de dez anos de isenções para qualquer rede hoteleira ou indústria que venha para o nosso município e isto tem atraído investimentos”, frisou Paulo Cézar, que estava acompanhado do seu secretário da Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Ranieri Miranda.

Ele declarou que a prefeitura, em convênio com o governo do estado, está tentando e buscando novas alternativas urbanas, como a usina de incineração de resíduos hospitalares e industriais. A autorização para implementá-la na cidade também foi assinada ontem, antes da recepção do gestor na Tribuna, juntamente com o secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, e o diretor-presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), Emerson Leal.

"A economia vai bem"

No panorama comercial, Paulo Cézar atribuiu o dinamismo mercantil local às lojas de departamento, sendo que diversas já estão em pleno funcionamento e outras estão desembarcando em Alagoinhas. "A economia local vai bem e nós trabalhamos para que isto acontecesse. Fizemos por merecer. Em momento algum nós brincamos de política", cumpre.

O município, sempre apelidado de "terra da laranja", ganhou, na atual administração, uma Secretaria da Agricultura, mérito também dito pelo prefeito alagoinhense em discurso. Conforme ele, a pasta foi instituída principalmente sob o pretexto de Alagoinhas ser uma das importantes produtoras de frutas cítricas (laranja e limão) do Norte e Nordeste. "Admitimos técnicos na secretaria, para absorver projetos dos governos federal e estadual. A base da economia de Alagoinhas hoje está na indústria, no comércio forte e em outros serviços, sobretudo também na agricultura", satisfaz-se.

A Schincariol, uma das maiores fábricas da cidade, instalada há 14 anos, já está investindo R$ 400 milhões na duplicação da sua produção, injetando milhares de empregos diretos e indiretos na região. Também estão sendo construídas ali uma unidade fabril da indústria de refrigerantes San Miguel, do Peru, e uma unidade encarregada na fabricação de latinhas de alumínio, pertencente à joint-venture estadunidense Latapack-Ball, um investimento de 210 milhões de dólares.

Nesses novos empreendimentos em fase de implantação, a perspectiva, segundo Paulo Cézar, é de que serão gerados mais mil empregos. "Hoje, em Alagoinhas, é comum encontrar chineses, peruanos, americanos, japoneses. É o município crescendo e melhorando a sua qualidade de vida”, proclamou o prefeito na sede da Tribuna.

Comentários