Gênios da bateria se juntam em evento

Em 11 de abril, o 1º Encontro de Bateristas de Salvador terá, num só palco e em alta potência, uma inédita concentração de músicos

Com informações de A Tarde Online e da Tribuna da Bahia Online

Baleado há quase um ano, o ex-baterista do Estakazero, Paulo César Perrone (destaque), será homenageado no espetáculo
(Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)

Mais de cem bateristas locais ativarão suas baquetas, plenamente e ao mesmo tempo, para enaltecer suas virtudes, suas habilidades e seus dotes em exercitar o potente instrumento, formando um magnífico concerto. Essa pulsante conexão, jamais vista nesta metrópole, será impulsionada num enérgico palco instalado à beira-mar do Jardim dos Namorados.

Além do inédito ritual, o 1º Encontro de Bateristas de Salvador, que ocorrerá no dia 11 de abril, uma quarta-feira, fará um tributo ao músico Paulo César Perrone. Os colegas de profissão, portanto, estão sensibilizados com a recuperação do ex-baterista do grupo de forró baiano Estakazero, baleado em 19 de julho do ano passado. Todo o lucro gerado pela venda de camisas no local será encaminhado à família de Perrone.

Também ganharão homenagens no espetáculo dois ases da música instrumental brasileira. O baterista Cesinha, que hoje acompanha a cantora e compositora paulistana Maria Gadú, já tocou com Luiz Caldas, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Marina Lima, Kid Abelha, Cássia Eller, dentre outros inúmeros artistas. Lenda viva da bateria, o octogenário Don Lula Nascimento, consagrado mundialmente, tocou ao lado de virtuoses do jazz.

Na edição de estreia do evento, participarão bateristas profissionais e iniciantes, a maioria deles incorporados às bandas dos artistas notórios do cenário soteropolitano, como Anderson Silva, da banda Eva; Lucas Occilupo, que trabalha com o cantor e compositor Tuca Fernandes; e Buguelo, da banda de apoio da cantora Cláudia Leitte.

O baterista Beto Martins, um dos donos da primeira escola de bateria de Salvador, a BPM Instituto, e um dos organizadores do encontro, diz à Tribuna da Bahia que, a despeito de Salvador haver excelentes instrumentistas, a visibilidade no segmento está concentrada sobretudo no eixo Rio-São Paulo. "Somos músicos bons, com potencial e conhecimento não só da nossa música, mas também de diversas linguagens musicais", salienta.

Comentários