Oposicionistas de Salvador em racha

Restam oito meses para a corrida sucessória municipal, e os pré-candidatos a prefeito propõem à população melhorias profundas e urgentes nas estruturas urbanas. Aqui em Salvador, esse procedimento não é diferente, pois aqueles que ambicionam uma vaga em cada um dos mais de milhares de municípios brasileiros, se forem eleitos, irão domar os obstáculos que continuam penetrando e se acumulando nos alicerces da sociedade.

Candidatos dos mais sortidos matizes ideológicos, de colorações programáticas, situados no infinito leque político, lançaram suas pré-candidaturas individuais em seus respectivos partidos. Mas, até este exato momento, nada foi certificado. Somente com as convenções partidárias, a partir de junho, é que se definirão as coligações e seus respectivos candidatos, vocacionados para o grande pleito de outubro.

Do espectro apoiador do governador Jaques Wagner (PT), temos o também petista Nelson Pelegrino, a comunista Alice Portugal e o pedetista Marcos Medrado - todos deputados federais -, além do vice-prefeito Edvaldo Brito, jurista respeitado, e da vereadora Andréa Mendonça, ex-democrata convertida ao ecologismo do Partido Verde. O atual mandatário soteropolitano, João Henrique, está se esforçando por uma virtual campanha do seu correligionário progressista João Leão, chefe da Casa Civil.

Enquanto isso, no plano oposicionista, estão os deputados federais Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto (DEM), o ACM Neto, e seu quase xará, o ex-prefeito Antônio José Imbassahy da Silva, vice-líder do PSDB - um outro ex-alcaide, o radialista e empresário Mário de Mello Kertész, peemedebista, havia desistido de concorrer ao Palácio Thomé de Souza, edifício sóbrio e nada suntuoso que ele mesmo erigiu em sua segunda administração, em 1986. Se a esfera da oposição for coesa, ela poderá inibir o avanço do PT.

As divergências entre agremiações tanto situacionistas quanto oposicionistas estão se acentuando logo na pré-campanha para a prefeitura da capital baiana, berço da brasilidade. No campo da oposição, por exemplo, embora articulasse uma frente única consensual, os membros do tucanato local estão fragmentados entre os interlocutores do ex-governador paulista José Serra e os seguidores do senador mineiro Aécio Neves, neto do memorável Tancredo, o mártir da democracia.

A ruptura ocorre pelo pressuposto de que os serristas locais, capitaneados pelo influente congressista Jutahy Magalhães Júnior, admirassem Imbassahy, cuja gestão foi bem avaliada por três vezes, nos dois mandatos que ele exerceu, entre 1997 e 2004; por outro lado, os aecistas exprimem sua pragmática satisfação pelo herdeiro político do carlismo, líder de seu partido na Câmara e líder nas últimas pesquisas, passível de devolução ao poder em uma cidade cujos serviços públicos se encontram em estado caótico.

Há ainda um episódio ilustrativo de tal divergência entre os serristas, simpatizantes do ex-gestor soteropolitano, com ACM Neto: as razões históricas de Jutahy, um dos notórios integrantes do grupo vinculado ao paulista, com o carlismo, dominante no nosso estado por 16 anos sem interrupções de opositores.

Sabemos que, na semana passada, o DEM e o PSDB anunciaram um compromisso objetivando, justamente, a aliança nas quatro capitais do Nordeste - Aracaju, Fortaleza, Natal e, claro, Salvador -, onde o poderio das duas proeminentes legendas contestadoras dos governos encabeçados pelo PT é ínfimo. Pelo impulsionamento, lógico, das forças ligadas à dupla Lula-Dilma Rousseff nesses locais.

Com 33 primaveras, o garoto ACM Neto, deputado federal mais votado na Bahia por três oportunidades consecutivas, segue na dianteira dos levantamentos de opinião, oscilando entre 26% e 29%. Será que o carlismo, hoje quase encarnado na figura do neto, irá ressuscitar no comando de uma metrópole onde seu avô fora prefeito? É bem provável que esse fenômeno ocorra espontaneamente no pleito, caso as forças adversárias (DEM, PSDB e até o PMDB de Geddel e Lúcio Vieira Lima) formem uma coalizão.

Comentários