Na estreia de seu novo bloco, Maga celebra Jorge Amado

Liderado pela artista, o Movimento Afropop Brasileiro é modificado e homenageará, na segunda e na terça-feira de Carnaval, o centenário de um dos mais relevantes escritores da Bahia

Com informações da assessoria de imprensa de Margareth Menezes e do Portal da Metrópole

Margareth será caracterizada, em cada um dos dois dias, de Gabriela e de Tieta, musas inspiradoras de Jorge, que neste ano completaria 100 anos
(Foto: Divulgação)

Com vistas ao Carnaval deste ano, a cantora e compositora Margareth Menezes chegará com novidades, inclusive no seu Movimento Afropop Brasileiro, agora reformulado, ampliado e rebatizado de Cordão Cultural Afropop Brasileiro. Trata-se de um conceito inédito: um trio elétrico independente com estrutura de bloco que irá desfilar nos dois dias da folia, no Circuito Dodô, entre Ondina e o Farol da Barra.

O bloco tem como meta proporcionar um desfile magistral, com a presença de convidados especiais, por um custo acessível. A indumentária do Cordão, conforme a assessoria de imprensa de Margareth, será incrementada pelos próprios foliões, que serão convocados a comparecer ativamente à folia, com adereços representativos de sua expressão artístico-cultural.

“Levaremos para a Avenida uma comunhão de todas as culturas, expressa através de inúmeras bandeiras que ilustram a indumentária”, esclarece a cantora. Para compensar, além dos 25 anos da sua exitosa carreira musical, Maga reverenciará o centenário de nascimento de Jorge Amado (1912-2001). Dentro desse contexto, foi escolhido, por acaso, o tema Jorge Amado – Poesia e expressão. Ela explica que o escritor “é um dos principais pilares criativos da identidade cultural da Bahia e esta homenagem é mais que a merecida”.

Musas inspiram tema

Segundo a artista, no primeiro dia de desfile no circuito Dodô, o repertório e a caracterização, atribuída à figurinista Céu Rocha, serão baseados em duas personagens do romancista baiano, sintonizadas com a temática do Cordão, enquanto no dia subsequente ocorrerá o grande encontro entre os povos afro-brasileiros.

Em depoimento ao Portal da Metrópole, ela vai estar fantasiada de Tieta em um dia e de Gabriela no outro, duas musas imortalizadas em romances homônimos de Jorge. “Vou cantar A luz de Tieta (composta e gravada por Caetano Veloso para a trilha sonora do filme Tieta do agreste, de 1996), vestida como a própria, vai ser uma tietagem só”, divertiu-se Margareth ao portal.

A dinâmica agenda carnavalesca de Maga, além de dois dias de desfile em Salvador, inclui ainda apresentações no Recife, durante o baile Nóis Sofre, Mas Nóis Goza, na quinta-feira (16), e em outros municípios de Pernambuco na sexta-feira (17) e no sábado (18), e um show exclusivo no Camarote Contigo! em Ondina, no domingo (19). Também está confirmado um show da baiana no Camarote Bar Brahma, no desfile das escolas de samba campeãs do Rio de Janeiro, na sexta-feira (24), no Sambódromo.

Comentários