Ney Campello mostra balanço e projeções para 2014

Secretário analisou as atividades que serão executadas dentro do programa da Copa na Bahia em painel de fórum acerca do torneio

Painel que inaugurou as longas discussões do encontro contou com debate do coordenador da Secopa, Márcio Lima (à esquerda de Campello)
(Foto: Hugo Gonçalves)

O secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, Ney Campello, proferiu o painel inaugural do III Fórum Bahia Copa 2014, logo após os componentes da mesa fazerem, durante a solenidade de abertura, suas breves saudações no centro de convenções do Gran Hotel Stella Maris, onde o encontro aconteceu na última segunda-feira (12). Na ocasião, Campello elucidou e analisou as ações, os planos e as metas do programa direcionado à Bahia.

Com o tema “Balanço e perspectivas do programa Copa 2014 na Bahia”, a palestra teve como moderador o coordenador de Promoção e Eventos da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), Márcio Lima, que abriu o debate com tolerância de 15 minutos.

Além de ser o espaço momentâneo em que, exclusivamente na Bahia, serão disputadas as seis partidas de futebol, a Copa credenciará a interiorização dos seus benefícios. Para o palestrante, esse processo indispensável significa que dezenas de municípios do interior, a exemplo de Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santo Antônio de Jesus, estão envolvidos na empreitada com a promoção de fóruns regionais.

A criação da Secopa, o Plano Diretor do torneio futebolístico mundial para a Bahia, o avanço das obras da Arena Fonte Nova, do Porto de Salvador e do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, os projetos de mobilidade urbana, o lançamento da tabela dos jogos, o ingresso do estado no circuito da Copa das Confederações 2013 e os legados de natureza social foram apontados por Campello como fatores que ensejam a cooperação harmônica entre as esferas estadual e municipal, “fundamental para nós reduzirmos as sobreposições”.

Por estar incluída em uma agenda sinérgica, com a prevalência de efeitos e dividendos positivos, a visita das seleções de futebol, conforme Ney Campello, oportunizará a potencialização turística. Conforme ele, o grande ineditismo do programa específico da competição são os legados sociais. “Nós saímos do monitoramento dos projetos estruturantes: arena, porto, aeroporto”, afirma, referindo-se à não restrição do plano ao setor de infraestrutura.

Cadeia humanitária

No campo dos legados sociais, tônica do painel de abertura do fórum, Campello mencionou a formação de uma rede filantrópica capaz de articular um sistema de agentes em parceria com organizações e entidades como a Associação Pracatum, do músico Carlinhos Brown, a reinserção educacional de ex-atletas e o estímulo ao esporte escolar. “Nós queremos ver, na Arena Fonte Nova, Sapatão, Osni, Beijoca e tantos que passaram na Bahia”, emociona o secretário, em alusão aos ídolos do futebol baiano do passado.

Investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana, acessibilidade, segurança pública e saúde também são aspectos de suma importância para a recepção da Copa 2014 em Salvador e na Região Metropolitana. Somados com a valorização do seu entorno, 40% das obras da arena baiana, que será administrada pela empresa gestora do Amsterdam Arena, na Holanda, um dos estádios monumentais e mais superavitários do mundo, já está concluído.

O novo sistema metroviário, que abrange a cidade de Lauro de Freitas até a Avenida Paralela, terá 34 km de extensão e dará viabilidade operacional e tarifária à sua atual configuração de 6 km, da Lapa ao Acesso Norte. Ney Campello citou a bicicleta como novo modal de transporte em Salvador, ao ser integrada aos modais coletivos – ônibus, veículo leve sobre trilhos (VLT) ou veículo leve sobre pneus (BRT) e metrô.

Os projetos relativos à acessibilidade e à segurança pública visando ao Mundial 2014, explica Campello, já foram finalizados. Para o titular da pasta específica das ações e dos planos prioritários ao Mundial em âmbito estadual, “a relação do policial com o visitante é muito sutil”. Quanto à área da saúde, a projeção é que, até a Copa, a rede hospitalar seja aprimorada e ampliada, reformando hospitais, como o Couto Maia, especializado em doenças infectocontagiosas, e efetuando a construção de novas unidades.

Próximas ações

A Secopa implantará, nos três anos subsequentes, prioridades múltiplas, com ênfase para os cursos de capacitação profissional, o plano de promoção, as inscrições para o voluntariado e a rede social de legados, o prosseguimento das obras de infraestrutura e dos trabalhos da arena, as visitas de delegações, além do suporte para realizar a Fifa Fun Fest e a Public View – transmissão dos jogos da Copa em telões – na capital e nas principais cidades do interior.

Para Campello, a prefeitura de Salvador, no exercício da sua autonomia, adotou instrumentos de parâmetro urbanístico que objetiva modificar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), basicamente na rede hoteleira.

O secretário reiterou que há duas Copas em disputa no estado, a do espetáculo e a dos legados. “Ela (a Copa) não depende da Fifa e não terminará em 13 de julho de 2014 (data de encerramento da competição)”. Ao encerrar o painel, ele reforçou a afirmativa anterior: “Devemos ser campeões de uma (do espetáculo), mas temos que vencer obrigatoriamente a outra (dos legados)”.

Comentários