Exposição retrata o olhar infantil de Pierre Verger

Até 20 de janeiro, no Instituto Feminino, 35 fotos realizadas pelo francês encontram-se agrupadas, focalizando o dia a dia de várias crianças

As imagens, todas em preto e branco, examinam a humildade dos menores baianos, especialmente de Salvador
(Fotos: Alex Baradel)

Já está sendo exposta, desde 24 de novembro último, no Instituto Feminino da Bahia, no Politeama, uma compilação de 35 imagens feitas pelo renomado fotógrafo Pierre Verger (1902-1996). Denominada Pierre Verger: Olhares de Crianças, a exposição mostra fotografias do francês, que era baiano de adoção, tendo como delineamento temático a infância.

Totalmente capturadas em preto e branco, as fotos aglutinadas nas dependências do instituto retratam a humildade de crianças baianas, em particular de Salvador, de acordo com diversas contextualizações do dia a dia – trabalho, divertimento, religiosidade e contemplação. A mostra, organizada pela Fundação Pierre Verger em parceria com a Associação Pontos Coração, com o apoio institucional da Aliança Francesa, dura até 20 de janeiro de 2012.

Segundo o padre Thierry de Roucy, fundador da entidade assistencial co-organizadora da exposição e compatriota de Verger, o tema foi selecionado a partir de dois critérios específicos, a beleza e a capacidade conectiva, propiciadas pelas imagens aos seus observadores.

O acesso à exposição fotográfica equivale a 1 kg de alimento não perecível, cujas arrecadações serão revertidas à Fazenda do Natal, complexo mantido pela Pontos Coração, a 30 km de Salvador, que acolhe menores em situação de risco ou de necessidades básicas. A doação tem como intuito ajudar na manutenção das famílias que recebem suporte material e afetivo.

Serviço

Exposição: Pierre Verger: Olhares de Crianças

Período: 24 de novembro de 2011 a 20 de janeiro de 2012

Horário: Segundas-feiras, das 14 às 17 h; terças a sextas-feiras, das 10 às 12 h e das 14 às 18 h

Local: Instituto Feminino da Bahia – Rua Monsenhor Flaviano, 02, Politeama

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Comentários