Ana Júlia é indicada para uma das diretorias da Brasilcap

Bancária, ex-governadora paraense deverá gerir setor financeiro da empresa de capitalização que tem como sócio majoritário o Banco do Brasil

Com informações da Agência Estado e da Wikipédia

Petista não conseguiu renovar o mandato de governadora do seu estado em 2010, perdendo para o atual mandatário, Simão Jatene
(Foto: Divulgação)

A ex-governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, do Partido dos Trabalhadores, que não foi reeleita no ano passado em favor de Simão Jatene (PSDB), foi designada para a diretoria financeira da Brasilcap Capitalização S. A. Sua escolha ocorreu devido ao fato de o Banco do Brasil, onde atuava como funcionária de carreira, ser o acionista majoritário da companhia, junto a outros sócios, dentre eles três seguradoras.

De acordo com a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a inserção da petista nos quadros da empresa de capitalização trata-se de uma escolha estratégica, pois seu controle acionário é compartilhado pela Banco do Brasil Seguros e Participações (66,6% das ações), pela Icatu Seguros S. A. (16,67%), pela Companhia de Seguros Aliança da Bahia (15,8%) e por sócios minoritários remanescentes (0,87%).

Membro da tendência esquerdista Democracia Socialista (DS), minoritária no seio do PT, a ex-governadora paraense, desde outubro, vinha sendo pressionada pelo partido para garantir um assento na diretoria financeira da Brasilcap. Caso o nome de Ana Júlia seja confirmado para assumi-la, ela deverá integrar o colegiado, do qual fazem parte o presidente da empresa, Marcos Lobão, o diretor Rogério Leite e o diretor comercial Joilson Rodrigues Ferreira.

Ela, já fora do governo estadual, adentrou, meses antes, a corrida sucessória para uma vaga em uma das diretorias do Banco da Amazônia (Basa), a instituição federal de fomento ao desenvolvimento da região. No entanto, Ana Júlia ficou excluída do páreo.

Sindicalismo a fez militar na política

O itinerário político-eleitoral da petista teve seus primórdios no movimento sindical, através do Sindicato dos Bancários do Pará, entidade da qual era presidente, enquanto funcionária concursada do Banco do Brasil. Após seu desligamento das funções profissionais, ela ocupou os seguintes cargos eletivos: vereadora em Belém (1993-1995 e 2001-2003), deputada federal (1995-1996), vice-prefeita (1997-2000), senadora (2003-2006) e governadora (2007-2010).

Ana Júlia havia amargado duas derrotas antes de transferir a chefia do Poder Executivo do estado para o seu arquirrival, o tucano Simão Jatene. Em outras oportunidades, a futura diretora da Brasilcap não obtivera êxito nas candidaturas ao Senado, em 1998, embora ela assumisse a liderança nas pesquisas de opinião, e à prefeitura de Belém, em 2004, saindo como vencedor o atual gestor, Duciomar Costa (PTB), então respaldado por Jatene.

Favorável ao ingresso de Belém na lista das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, a então governadora do Pará não conseguiu revalidar seu mandato no segundo turno de 2010. O fator determinante que provocou tal frustração naquele pleito foi a definição de Manaus, no Amazonas, única da Região Norte a recepcionar os jogos das seleções durante o campeonato de futebol, o que fez Belém ser preterida da disputa.

Comentários