Obrigação de ensinar por um amanhã mais feliz

Com a imponente e laboriosa tarefa de transmitir conhecimentos e valores ético-morais aos seus aprendizes, os professores agem como elementos-chave do nosso itinerário pedagógico, carregado de persistência e orgulho. É essa a intenção precípua, primaz e absoluta desses dignificados profissionais, que hoje comemoram seu dia.

Mestres da consciência, da disciplina, do raciocínio e da humildade, eles acumulam amplitudes perpétuas de sabedoria, anteriormente à sua chegada nas salas de aula das escolas em todos os níveis educacionais. Quando o professor dá início a cada aula, ele passa a ser cumprimentado fielmente por seus fiéis discípulos, que ambicionam um futuro esperançoso.

A rotina professoral, a despeito da sua sistemática complexidade, traz benefícios substanciais para o crescimento cognitivo e moral dos alunos, oportunizando-lhes a formação de conduta. Tais proveitos são atribuídos, primeiramente, pela qualificação, pela valorização e pelo aprimoramento profundos dos educadores, exímios guardiães da caridade perante seus educandos.

O currículo de um excelente professor inspira-se nas concepções íntegras e indeléveis de aperfeiçoamento do magistério, colocando em prática instrumentos que viabilizem a dinâmica instrutiva. Se não houvesse a privilegiada participação de um mestre lecionando nas salas, múltiplas sequelas continuariam proliferando e acentuando nas nossas estruturas societárias, como a própria incipiência nas condições de ensino.

Presentes em todas as temporalidades e espacialidades, os educadores ajudam a alavancar a real difusão dos princípios que norteiam um labirinto de possibilidades, sem desviá-lo para o passado. Logo, a tolerância e o comprometimento do corpo docente, obrigatoriamente, têm que ser vocacionados em direção ao bem-estar comunitário pacífico e conciliador.

Comentários

Retuitando disse…
Muito bem Hugo, adorei a matéria! Parabéns