Luiz Caetano e Wagner assinam pacto alimentar

Prefeito de Camaçari, que também é presidente da UPB, e governador selaram hoje acordo em assegurar condições alimentares adequadas durante abertura de conferência em Salvador

Com informações da Tribuna da Bahia Online e da Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ao abrir a 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan), na manhã desta quarta-feira (8), no Fiesta Convention Center, no Itaigara, o prefeito de Camaçari e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Caetano, e o governador Jaques Wagner, ambos do PT, assinaram o Pacto pelo Direito à Alimentação Adequada. Com continuidade até o sábado (10), o encontro, que congregou mais de mil participantes provenientes de todos os territórios de identidade baianos, é preparatório para a 4ª Conferência Nacional da categoria.

A conferência, que neste ano traz como tema "Alimentação adequada e saudável: direito de todos", visa estabelecer compromissos para a perpetuação do direito humano à alimentação e à nutrição adequada e saudável na Bahia e realizar a soberania alimentar por intermédio da implementação de políticas públicas de combate à fome.

Segundo Caetano, a UPB oferecerá subsídios e mobilizará gestores municipais para aderirem à iniciativa de erradicação da miséria e fortalecê-la. “A participação das prefeituras é muito importante porque o prefeito é o líder do município, tem a estrutura montada e pode consolidar estas políticas afirmativas na Bahia, junto com o Governo do Estado e com a presidenta Dilma (Rousseff)”. O pacto ratificado entre a UPB e o governo tem como intuito promover ações recíprocas de consolidação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no estado.

Articulação estado-municípios

Presente ao encontro, a secretária nacional de Segurança Alimentar, Maya Takagi, disse que o pacto pelo direito humano à alimentação adequada faz com que o governo estadual se articule em sincronia com as prefeituras a partir de um trabalho de cooperação coletiva.

Depois da assinatura do convênio, Wagner congratulou o prefeito de Camaçari, município da Região Metropolitana de Salvador, pelo suporte que tem dado ao equacionamento dos problemas alimentares e pela atuação como líder da entidade máxima do municipalismo baiano. Ao mencionar a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser organizada na Bahia entre 7 e 10 de novembro, o governador ficou orgulhoso devido ao estado recepcionar o evento. "Eu fico feliz também por saber que nós, nas ações que temos adotado, estamos entre os estados mais bem organizados em relação a esse item", elogia Wagner.

O governador reiterou a necessidade de incrementar a criação de cooperativas e associações de produtores rurais com o propósito de impulsionar o segmento da agricultura familiar na Bahia, onde atualmente estão inserido um quantitativo de 3 milhões de pessoas. "Temos de avançar cada vez mais em ações para beneficiar essa parcela da população", certifica. Ele ponderou ainda que o poder público, além de conceder vantagens em programas sociais como o Bolsa Família, está garantindo condições alimentares satisfatórias para o cidadão baiano.

Comentários