Deus, abençoe a abstração

Obras vanguardistas do artista intermídia Nelson Leirner estão reunidas na exposição God bless, até o dia 24, na Paulo Darzé Galeria de Arte

O nome da mostra foi retirado do título de uma de suas obras, God bless America (acima), que exalta o imperialismo estadunidense
(Foto: Hugo Gonçalves) 

Réplicas de embarcações, pinturas, adaptações cômicas de mapas-múndi, reconstituições fotográficas e outras abstrações aleatórias, assinadas pelo aclamado artista intermídia Nelson Leirner, já estão à mercê dos apreciadores da arte visual contemporânea.

A exposição God bless (“Deus, abençoe”), aberta ao público em 18 de agosto último, segue em cartaz até o dia 24, na Paulo Darzé Galeria de Arte, no Corredor da Vitória. Na compilação, os aficionados e leigos em arte de vanguarda têm o fabuloso privilégio de conferir in loco um acervo surreal de 47 obras, integralmente inéditas.

Pintor, desenhista, cenógrafo, instalador e também professor, o paulistano Nelson Leirner, 79 anos, é detentor de um notável currículo singular introduzido há mais de cinquenta anos, que faz dele um dos artistas de expansivo prestígio nacional e internacional. Ao forjar suas esquizofrênicas expressividades, Leirner contribuiu na ruptura de paradigmas tradicionalistas.

Experiência singular faz de Nelson Leirner um dos artistas visuais mais prestigiados no Brasil e no exterior
(Foto: Renata Jubran/Agência Estado)

Uma miniatura estática do Super-Homem, sobre a bandeira dos Estados Unidos observável em qualquer ângulo, traduz ludicamente a obsessão imperialista da sua pátria. Denominada God bless America, a obra é o pontapé inicial da exposição. Caravelas, arcas de Noé, caminhões-tanques, dentre outras gravuras, contornam o magno repertório ilustrativo de Leirner.

Dentre as gravuras expostas, caminhões-tanques complementam o exótico acervo de Leirner
(Foto: Hugo Gonçalves)

Além disso, há em God bless quatro séries específicas independentes. Em Assim é... se lhe parece, Nelson Leirner insere figuras de personagens fictícios infanto-juvenis, macacos, esqueletos e excentricidades similares em mapas-múndi antigos e modernos. Os quatro painéis de Eu e os outros são outras formosuras do ilustrador intermídia onde prevalecem as bolinhas multicoloridas.

Sobrepondo ilustrações de entes sortidos em pinturas e esculturas preexistentes, as peças integrantes de Sotheby’s – alusão à proeminente casa de leilões artísticos – se utilizam da ironia metalinguística. Na série Você faz parte, Leirner cria um ilogismo espontâneo através de imagens buriladas em máscara, espelhos e madeira, nas quais os macacos predominam.

Por ser extraordinária, God bless é uma exposição que vale a pena abençoar.

Serviço

Exposição: God bless, de Nelson Leirner

Período: 19 de agosto a 24 de setembro

Horários: Segunda a sexta-feira, das 9 às 19 h; sábado, das 9 às 13 h

Local: Paulo Darzé Galeria de Arte – Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8, Corredor da Vitória

Entrada franca ao público em geral

Comentários