Definidos nomes para seminário

Na próxima quinta-feira, jornalistas, professores e representantes da sociedade civil e do poder público participarão do Seminário Observatórios de Mídia e Direitos Humanos, no auditório da Facom/Ufba

A programação do Seminário Observatórios de Mídia e Direitos Humanos, que será realizado na próxima quinta-feira (11), a partir das 9 h, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba), no Campus Ondina, já tem presenças confirmadas. Jornalistas, docentes, ativistas de direitos humanos e autoridades terão lugar cativo no evento, problematizando, dentre outros aspectos, a questão da mídia como instrumento de espetacularização, desqualificação e ridicularização do cotidiano de indivíduos pobres, geralmente moradores de zonas periféricas.

O seminário gratuito, promovido pelo Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC), organismo complementar da Facom que colabora na divulgação e na efetivação do Direito à Comunicação junto a instituições de ensino superior e a entidades autônomas da sociedade civil, em parceria com a organização não-governamental (ONG) Cipó Comunicação Interativa e o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, visa à discussão das metodologias de monitoramento de mídia, mobilização social e encaminhamentos legais dos dados difundidos por observatórios de mídia em todo o território nacional.

Para guiar as palestras, foram convocados os jornalistas Adriano Guerra, membro da Rede Andi Brasil, Daniella Rocha, gestora da Cipó, Ivan Moraes, membro do Centro de Cultura Luiz Freire, de Olinda, em Pernambuco, e Pedro Caribé, membro do coletivo Intervozes; os professores Giovandro Ferreira, diretor da Facom, e Edgard Rebouças, coordenador do Observatório Regional de Mídia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); além dos secretários estaduais de Comunicação Social, Robinson Almeida, e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena.

Pesquisa alarmante

Em consonância com as palestras, ocorrerá o lançamento, pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), da pesquisa A construção da violência na televisão da Bahia, disponível em versões multimídia (CD-ROM) e livro. Produzida pelo Observatório de Mídia e Direitos Humanos da Bahia, a sondagem analisou, desde 2010, a constância na violação dos direitos do cidadão por meio da brutalidade em atos sensacionalistas que prevalecem na mídia televisiva local, cujos objetos de estudo utilizados foram os programas Na mira, da TV Aratu, afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), e Se liga Bocão, apresentado por Zé Eduardo na TV Itapoan, retransmissora da Rede Record. Ambas as atrações são exibidas no início da tarde.

Tanto o Na mira quanto o Se liga Bocão “são alvos de recorrentes reclamações da sociedade civil na Bahia, que conta com a parceria do Ministério Público Estadual (MPE) para tentar, ao mínimo, amenizar a situação”, conforme explica o jornalista baiano Pedro Caribé em reportagem de sua autoria, publicada no site Observatório da Imprensa, em setembro do ano passado. O desenvolvimento da análise inerente à exposição de gestos bárbaros na TV baiana, a ser apresentada no seminário, contou, segundo Caribé, com o auxílio da professora-adjunta da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Tânia Cordeiro, e de diversas ONGs como o Instituto de Mídia Étnica e a Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia (AATR).

Sobre o observatório

O Observatório de Mídia e Direitos Humanos da Bahia, instituído em junho de 2009, contribui para a ampliação e a visibilidade da pauta dos direitos humanos no estado, além de articular a sociedade civil e fortalecê-la em torno da cidadania e das políticas públicas de comunicação. Integrante do CCDC, o observatório baiano é composto por duas frentes de atuação: 1) monitoramentos e análises sobre violação dos direitos humanos por veículos impressos e eletrônicos e encaminhamento de dados e denúncias para movimentos sociais e órgãos idôneos; 2) mobilização da sociedade civil para incidir sobre o Estado na elaboração e implantação de políticas públicas de comunicação em âmbito local.

Serviço

Evento: Seminário Observatórios de Mídia e Direitos Humanos

Data e horário: 11 de agosto (quinta-feira), a partir das 9 h

Local: Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba) - Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina

Entrada: Gratuita

Certificado de extensão: 8 horas

Comentários