O outro lado de Leoni

Em turnê nordestina, músico carioca trará este mês para Salvador seus dois shows acústicos baseados no repertório do CD e do DVD ao vivo A noite perfeita


Capital baiana receberá cantor, compositor e ex-integrante do Kid Abelha pela terceira vez
(Foto: Divulgação)

Um dos notáveis ícones do rock nativo dos anos 80, o cantor e compositor Leoni se apresentará em Salvador, nos dias 16 e 17, respectivamente às 21 e às 20 h, no Cine Teatro Sesc Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves. Os dois shows farão parte da turnê que ele fará no Nordeste para a divulgação do último álbum do músico carioca, o CD e DVD acústico A noite perfeita, com composições próprias, lançado no fim do ano passado. As apresentações de Leoni na capital baiana integram o projeto Arte Sesc.

Esta é a terceira vez que o fundador, ex-baixista e ex-vocalista do Kid Abelha e os Abóboras Selvagens (hoje somente Kid Abelha) e dos Heróis da Resistência tocará em Salvador – a primeira fora em agosto de 2007, no restaurante musical Tom do Sabor, no Rio Vermelho; e a segunda, na própria Casa do Comércio, em julho de 2010. Antes de os espectadores soteropolitanos receberem o carisma do cantor e compositor, Pernambuco terá a chance de prestigiá-lo nos espetáculos que realizará nos dias 14, no Clube Líbano, no Recife, e 15, no Espaço Cultural Tancredo Neves, em Caruaru, agreste do estado.

Durante os shows, Leoni interpretará, em voz e violão, o repertório do CD e DVD A noite perfeita, gravado ao vivo no legendário Circo Voador, na Lapa, centro do Rio de Janeiro, em 18 de junho de 2010. O trabalho inclui sucessos memoráveis que estigmatizaram sua carreira, como Dublê de corpo, Só pro meu prazer, Os outros, Por que não eu?, Garotos II – O outro lado e Temporada das flores, regravado por Daniela Mercury. Somados a eles, canções inéditas, dentre elas É proibido sofrer, Alucinadas, Muita calma nessa hora e a faixa-título, parceria entre Leoni e o saxofonista e multi-instrumentista do Kid Abelha George Israel, seu ex-colega de banda, que coassinam mais duas faixas do disco.

Artista desde criança

Carlos Leoni Rodrigues Siqueira Júnior, 50 anos, teve seu contato imediato com a atmosfera musical logo na infância. Junto com sua mãe, Leoni assistiu a numerosos festivais da canção pela televisão, passando a obter muito interesse pela música. Estudou violão aos 9 anos, e na juventude, aos 16, quando integrou seu primeiro grupo de rock, batizado de Chrisma, ao lado de amigos de um colégio católico em Botafogo, zona sul do Rio, o Santo Inácio, começou a tocar baixo, instrumento que notabilizaria o músico de talento precoce na sua carreira artística.

Já no início dos anos 80, cursava Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), todavia não se graduou. Na PUC, conheceu Paula Toller, então com 20 anos e estudante de Comunicação Visual e Desenho Industrial, numa aula de francês. Ao formar o núcleo do que de repente seria o Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, um dos antológicos emblemas do rock brazuca, em 1982, Leoni indicou, na hora H, Paula, para assumir o vocal. Ambos iriam namorar, se casar e compor vários números musicais que celebrizariam a fase inicial do grupo.

Numa frenética conjuntura de ebulição roqueira, uma infinitude de bandas constituídas por jovens, a maioria egressos da vida acadêmica, proliferou na cena cultural brasileira da primeira metade da década, dentre eles o Kid Abelha. Com Leoni, o grupo, em seus primórdios, gravou os LPs Seu espião (1984) e Educação Sentimental (1985), enfileirando em rádios, programas televisivos de auditório e shows sucessos instantâneos como Pintura íntima, Nada tanto assim, Fixação, Como eu quero, Por que não eu?, Lágrimas e chuva, Educação Sentimental (I e II), Os outros e A fórmula do amor.

Com o rock nacional já consagrado, em fevereiro de 1986, Leoni resolveu abandonar o Kid Abelha, em meio a uma apresentação num festival do gênero no Rio. O agora ex-membro do Kid, devido à vontade de cantar suas próprias composições, montou e liderou um novo conjunto, com o sugestivo nome Heróis da Resistência, em combinação com Jorge Shy (guitarra), Lulu Martin (teclados) e Alfredo Dias Gomes (bateria). A banda, de duração efêmera, lançou três discos, Heróis da Resistência (1986), Religio (1988) e Heróis três (1990).

Voo solo

A estreia solo de Leoni veio em 1993, quando lançou seu primeiro disco, batizado com o nome do artista. Foi desse trabalho que saiu a romântica balada Garotos II – O outro lado, executada à exaustão nas rádios, mantendo por seis meses nas paradas de sucesso. Depois de um longo hiato de ostracismo artístico, Leoni deu a volta por cima, registrando em 2002 seu álbum independente, Você sabe o que eu quero dizer, recheado de números inéditos. O título do disco foi extraído de uma música composta pelo cantor em parceria com sua esposa, a atriz, produtora e diretora curitibana Luciana Fregolente.

Uma compilação de releituras de suas composições, intitulada Áudio-retrato, chegou às lojas em 2003, incluindo participações especiais dos cantores Léo Jaime, Herbert Vianna (Os Paralamas do Sucesso), Dinho Ouro Preto (Capital Inicial) e Rodrigo Maranhão. Em 2005, Leoni lançou seu primeiro registro ao vivo, em CD e DVD, com os convidados do álbum anterior, assegurando seu gratificante reconhecimento na cena musical. Seus trabalhos subsequentes são Outro futuro (2006), gravado em Paris, e o mais recente, o acústico A noite perfeita.

Possuindo em sua trajetória miríades de parceiros do porte de Paula Toller, Herbert Vianna, George Israel, Léo Jaime, Cazuza, Fernanda Abreu e Frejat, Leoni é considerado um dos soberanos do pop-rock brasileiro. Os dois shows que o cantor trará para Salvador proporcionarão ao espectador não só a imperdível oportunidade nostálgica de relembrar uma razoável porção de hits dos anos 80 no seu repertório, mas também de escutar canções das décadas que se seguiram, já como artista-solo.

Os ingressos para as duas noites de espetáculos da turnê A noite perfeita, realizados pela Íris Produções, pela Allcance Comunicação e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) da Bahia, custam R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira), sendo disponibilizados para a venda na bilheteria da Casa do Comércio e nas lojas Castro’s.

Comentários