Luto tricolor: morre Lourinho, torcedor-símbolo do Bahia

Lourival Lima dos Santos, ex-chefe de torcida e figura constante nos jogos do clube, morreu hoje aos 71 anos

Com informações do Correio* 24 Horas e do site oficial do Esporte Clube Bahia

Torcedor-símbolo do Bahia faleceu em Teresina, cidade onde morava desde 2002
(Foto: Divulgação/Esporte Clube Bahia)

Mais uma vez a legião tricolor está enlutada. O torcedor-símbolo do Esporte Clube Bahia, Lourival Lima dos Santos, popularmente conhecido como Lourinho, morreu nesta terça-feira (19), aos 71 anos, em Teresina, capital do Piauí, onde residia desde 2002. Em seus derradeiros instantes de sua vida, Lourinho estava debilitado e enfrentando problemas de saúde, locomovendo-se com o auxílio de cadeira de rodas.

Nas décadas de 1970, 1980 e 1990, Lourinho, ex-chefe de torcida, era personalidade cativa na maioria dos jogos que o Bahia disputou no hoje demolido Estádio Octávio Mangabeira, a Fonte Nova, integrando o imaginário da coletividade do Esquadrão de Aço. Sua última aparição no estado foi em 2009, no Estádio de Pituaçu, quando da partida comemorativa dos 20 anos do bicampeonato brasileiro de 1988.

Antes do torcedor-símbolo, outras personalidades tricolores haviam se partido neste ano. O ex-lateral-direito Leone, capitão da equipe que faturou o título pioneiro em patamar nacional, a Taça Brasil de 1959, e o médico Rubem Bahia Ribeiro, ponta-esquerda da primeira formação do time de futebol, em 1931, faleceram em Minas Gerais, em circunstâncias distintas. Leone morreu em 14 de junho, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, de câncer no fígado; e Rubem Bahia, treze dias depois, na capital mineira, aos 100 anos.

Lourinho, recentemente, foi um dos entrevistados do documentário longa-metragem Bahêa minha vida, dirigido por Márcio Cavalcante, cuja estreia nos cinemas será em agosto.

Lamento

Em comunicado veiculado em seu site oficial, o Bahia, por meio da diretoria, notificou lamentavelmente a morte de Lourinho. A íntegra:

"É com grande pesar que o Esporte Clube Bahia comunica o falecimento de Lourival Lima dos Santos, conhecido como Lourinho, ex-chefe de torcida e personalidade atuante no antigo estádio da Fonte Nova, nos jogos do Esquadrão de Aço, nas décadas de 70, 80 e 90, aos 71 anos.

Desde 2002, Lourinho morava em Teresina, no Piauí, e vinha enfrentando problemas de saúde.

A diretoria do Esporte Clube Bahia lamenta profundamente o passamento deste grande tricolor e presta os mais sinceros votos de pêsames aos seus familiares e amigos."

Comentários