Dona Canô segue internada em hospital

Mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia está hospitalizada desde quinta-feira, mas seu estado de saúde é estável

Com informações de A Tarde Online, Correio* 24 Horas e Contigo! Online

Aos 103 anos, matriarca da família Veloso foi diagnosticada com traqueobronquite e dores abdominais
(Foto: Marco Aurélio Martins/Agência A Tarde)

Matriarca da família Veloso, Claudionor Viana Teles Veloso, 103 anos, mais conhecida como Dona Canô, continua internada na Unidade Cardiovascular Intensiva (UCI) do Hospital São Rafael. Ela foi diagnosticada na última quinta-feira (7), com traqueobronquite, doença caracterizada pela inflamação dos brônquios, e dores abdominais.

Familiares de uma das ilustres filhas de Santo Amaro da Purificação afirmam que ela passou mal em sua humilde casa, na cidade do Recôncavo Baiano, sentindo falta de ar para respirar em decorrência da traqueobronquite associada a broncoespasmo.

Ao ser hospitalizada, Dona Canô, mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, transferiu-se de helicóptero de Santo Amaro para Salvador por indicação médica.

Conforme o último boletim médico, divulgado na manhã deste sábado (9) e assinado pelo pneumologista Guilherme Montal, coordenador médico do Serviço de Pneumologia do Hospital São Rafael, a matriarca dos Veloso "continua com quadro estável, lúcida, orientada, respirando espontaneamente (sem a ajuda de aparelhos) e melhorando lentamente".

Sem nenhum problema

Exames preliminares não detectaram nenhum problema, descartando a hipótese de pneumonia, porém ela segue internada. Na tarde deste sábado, Dona Canô foi submetida a uma tomografia computadorizada de abdômen, contudo seu quadro respiratório permanece inalterado. Embora ele continue estável, os médicos ainda não deram alta na paciente, que fará 104 anos em 16 de setembro.

Viúva – seu companheiro José Teles Veloso, funcionário dos Correios, faleceu em 1983, aos 82 anos –, Dona Canô tem mais cinco filhos biológicos, além de Caetano e Bethânia: Clara Maria, Maria Isabel (Mabel), Nicinha, Rodrigo e Roberto, e a adotiva, Irene.

Comentários