Simpósio aborda mídias sociais

Em outubro, a Faculdade de Comunicação da Ufba acolherá o Simsocial, evento sobre tecnologias digitais e sociabilidade, promovendo debates e pesquisas relacionados à temática, com a presença de especialistas da área e da comunidade acadêmica

Com informações do site do Simsocial

Voltado na promoção de debates e na circulação da pesquisa inerente às tecnologias digitais e à sociabilidade no Brasil, o Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial) será realizado nos dias 13 e 14 de outubro, nas dependências da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba), no Campus de Ondina. O ciclo é uma iniciativa inovadora do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (Gits) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Ufba (Poscom).

Para este ano, o simpósio traz como tema Mídias Sociais, Saberes e Representações. Tendo como público-alvo pesquisadores, professores, estudantes universitários e profissionais de instituições do ramo, o Simsocial será organizado com a justificativa de que a influência das tecnologias digitais no cotidiano subjetivo e coletivo, embora atraísse em abundância a atenção de especialistas, ainda não atingiu na academia o mesmo mérito adquirido e possuído rotineiramente.

A palestra de abertura do Simsocial contará com a presença do coordenador do simpósio e do Gits, José Carlos Ribeiro, do coordenador do Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC), André Lemos, da coordenadora do Poscom, Maria Carmem Jacob, e do diretor da Facom, Giovandro Ferreira.

Atividades previstas

Estão previstas na programação do evento conferências, minicursos e apresentações de comunicações em Grupos de Trabalho. As conferências serão ministradas pelo pesquisador e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Eca/USP), Massimo di Felice, pela doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fernanda Bruno, e pela professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias (Labcult), Simone de Sá.

Dois minicursos especializados serão realizados no Simsocial. O pesquisador de comunicação digital, interações e marketing do Poscom e da empresa PaperCliQ Comunicação e Estratégia Digital, Tarcízio Silva, e o pesquisador do Gits/Ufba e diretor de planejamento da PaperCliQ Marcel Ayres ministrarão, no dia 13 de outubro, o minicurso Consumo e Métricas em Mídias Sociais. No dia seguinte, o jornalista Yuri Almeida, especialista em Jornalismo Contemporâneo, pesquisador em mídias sociais e colaborativas e assessor de comunicação, aplicará o minicurso Jornalismo Colaborativo e Mídias Sociais.

Nos dois dias (13 e 14 de outubro), serão apresentadas comunicações em cinco Grupos de Trabalho (GTs) específicos – Mídias Sociais: Interações e Práticas de Sociabilidade, Mídias Sociais: Consumo e Estratégias de Mercado, Política e Ativismo nas Mídias Sociais, Educação e Mídias Sociais e Mídias Sociais, Práticas Colaborativas e Jornalismo. Pesquisadores, profissionais e estudantes podem enviar seus trabalhos em cada GT a serem apresentados e aprovados no simpósio. Uma seleção desses trabalhos será posteriormente organizada em coletânea editada e publicada pelo Gits/Ufba.

Submissão pela internet

O processo de submissão dos trabalhos completos ocorre através do seu envio no período de 2 de junho a 15 de agosto, e os arquivos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico simposio2011@gitsufba.net. A avaliação dos trabalhos ficará a cargo de uma comissão científica, composta por pesquisadores vinculados às áreas dos seus respectivos grupos de trabalho, e priorizará a qualidade e a diversidade de temáticas que têm sido merecidas no campo dos estudos e das pesquisas em tecnologias digitais.

Feitas exclusivamente pelos interessados em comparecer ao Simsocial devido às limitações na capacidade do auditório da Facom, as pré-inscrições podem ser efetuadas pelo formulário disponível no site http://gitsufba.net/simposio. As confirmações serão feitas presencialmente durante o credenciamento, em 13 de outubro.

Serviço

Evento: Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial)

Data e horário: 13 de outubro (quinta-feira), das 8:15 às 18 h; e 14 de outubro (sexta-feira), das 9 h às 17:30

Local: Dependências da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba), no Campus Ondina – Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina

Programação

13 de outubro (quinta-feira)

7:30 às 8:15 – Credenciamento

8:15 às 9 h – Palestra de abertura
Convidados: José Carlos Ribeiro - Coordenador do simpósio e do Gits
André Lemos - Coordenador do Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC)
Maria Carmem Jacob - Coordenadora do Poscom
Giovandro Ferreira - Diretor da Facom

9 h às 10:30 – Conferência de abertura: Redes Sociais na Internet
Convidado: Massimo di Felice - Pesquisador e professor da Eca/USP

10:30 às 12 h – Minicurso: Consumo e Métricas em Mídias Sociais
Instrutores: Tarcízio Silva - Pesquisador de comunicação digital, interações e marketing do Poscom e da PaperCliQ Comunicação e Estratégia Digital
Marcel Ayres - Pesquisador do Gits/Ufba e diretor de planejamento da PaperCliQ

14 h às 18 h – Grupos de Trabalho

14 de outubro (sexta-feira)

9 h às 10:30 – Conferência: O que diz um traço pessoal digital? Monitoramento, saberes e redes sociotécnicas
Convidada: Fernanda Bruno - Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e pesquisadora do CNPq

10:30 às 12 h – Minicurso: Jornalismo Colaborativo e Mídias Sociais
Instrutor: Yuri Almeida - Jornalista, especialista em Jornalismo Contemporâneo, assessor de comunicação e pesquisador em mídias sociais e colaborativas

14 h às 16 h – Grupos de Trabalho

16 h às 17:30 – Conferência de encerramento: Entretenimento e Redes Sociais
Convidada: Simone de Sá - Professora e pesquisadora da UFF e coordenadora do Labcult

Comentários

Andrey Oreszco disse…
Parabéns pelo excelente jornal Hugo!