Leilão do trem-bala pode ser prorrogado de novo

Diretor-geral da ANTT afirmou que projeto do modal ferroviário de alta velocidade, que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro, poderá ser adiado por dias

Com informações da Agência Estado

Para Figueiredo, adiamento no prazo do arremate não é significativo
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Em São Paulo, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, disse nesta terça-feira (14) que o leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV), o trem-bala, pode ser mais uma vez adiado por dias, e não por meses. Figueiredo participou de um evento sobre transporte e logística organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

"Se houver uma verificação de que é necessário um adiamento pontual, caso haja alterações (no edital) para o pessoal absorver as alterações, se tiver dificuldade de documentação. Não um adiamento significativo de prazo, não há razão para isso", salienta o diretor-geral da ANTT.

O leilão do trem-bala, que interligará as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, no interior paulista, ocorre no dia 29 de julho, sendo que a entrega das propostas será em 11 de julho, data-limite fixada pela agência. A princípio, o arremate do modal ferroviário aconteceria em 16 de dezembro do ano passado, mas foi prorrogado pela ANTT para 29 de abril. Porém, no início daquele mês, a autarquia adiou a data novamente.

No edital de licitação do projeto completo do TAV, o prazo de conclusão foi estipulado em no máximo seis anos. De acordo com Bernardo Figueiredo, quatro empresas de tecnologia estão interessadas em participar da licitação, mas o dirigente não citou nomes.

Comentários