I Fórum de Paleontologia de Cavernas do Nordeste

Salvador sediará, nos dias 27 e 28 de agosto, o I Fórum de Paleontologia de Cavernas do Nordeste, que objetivará a divulgação do panorama das pesquisas de fósseis achados nas cavernas do Nordeste brasileiro. Além disso, discutirá os aspectos científicos, legais e sociais desses estudos através de palestras e exibições de painéis e fotografias.

Instalado no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Igeo/Ufba), no Campus de Ondina, o fórum é dirigido aos profissionais e estudantes de Ciências Biológicas, Geologia, Geografia e áreas afins, proporcionando-lhes a oportunidade para obter conhecimentos e formulação de parcerias nas especialidades de estudo.

No dia 28 de agosto, acontecerão seis palestras proferidas por estudiosos, sendo duas em cada bloco – Espeleologia e Espeleopaleontologia –, finalizadas com discussões acerca de seus temas, mostra de vídeos de pesquisa paleontológica em cavernas e visita às exposições fotográficas e de painéis.

O bloco Espeleologia terá as palestras “O que são cavernas?”, com a geóloga e espeleóloga Morgana Drefahl, do Museu Geológico da Bahia (MGB) e do Grupo de Estudos de Paleovertebrados (Gep/Igeo/Ufba), e “Bioespeleologia”, cujo palestrante ainda não foi confirmado.

As palestras “Paleontologia de Cavernas: taxonomia e aspectos tafonômicos e sedimentológicos”, conduzida pelo geólogo e espeleólogo Celso Ximenes, do Gep/Igeo/Ufba, e “A megafauna das cavernas da Bahia e de Sergipe”, com o paleontólogo e espeleólogo Mário Dantas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integraram o bloco Espeleopaleontologia.

Fechando o I Fórum de Paleontologia de Cavernas do Nordeste, em 28 de agosto, haverá uma exposição de fotografias e de painéis sobre a pesquisa na área e a mesa-redonda “Situação da Paleontologia frente às novas legislações ambientais sobre cavernas”. Os convidados para conduzi-la são o paleontólogo e espeleólogo Leonardo Morato, da Ufba, o geólogo e espeleólogo Celso Ximenes e o paleontólogo e espeleólogo Mário Dantas.

O encontro é realizado pelo Grupo de Estudos de Paleovertebrados (Gep/Igeo/Ufba) e apoiado pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), pelo Museu Geológico da Bahia (MGB), pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e pela Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). As inscrições podem ser feitas através do portal da Unijorge.

Contatos:

Hugo Gonçalves - (71) 3231-4121 / hugo_goncalves2005@hotmail.com

Comentários