Colesterol: herói e vilão

Embora seja um componente vital para a saúde do organismo humano, o colesterol eleva a chance de provocar doenças fatais que podem ocasionar a morte do paciente caso haja excesso. Elas estão associadas diretamente aos maus hábitos nutricionais e à nulidade na atividade física. Devemos seguir regularmente um padrão de vida saudável, prevalecendo o nosso equilíbrio corpóreo e, consequentemente, prevenindo os altos índices de colesterol depositado no sangue.

O colesterol integra um agrupamento íntimo de lipídios relativamente complexos denominados esteroides, sendo a substância desse grupo mais abundante nos tecidos animais. Participante estrutural da composição química das nossas membranas celulares, ele está presente nas superfícies da pele, dos músculos, dos nervos, do cérebro, do coração, dos intestinos e do fígado. Além disso, nosso corpo o emprega para a fabricação do hormônio sexual masculino, a testosterona; do feminino, o estrógeno; da vitamina D e dos ácidos e sais biliares, que auxiliam na digestão das gorduras.

Há um paradoxo evidente quanto à proliferação desse composto crucial à nossa vida. Vale a pena frisar que o elevado volume de colesterol pode ser ofensivo à nossa capacidade sanitária, portanto é provável que ele se acumule na parede interna dos vasos sanguíneos, resultando no seu endurecimento e na diminuição da eficácia da passagem do sangue. A arteriosclerose, doença caracterizada pelo estreitamento das artérias e que induz o paciente ao ataque cardíaco súbito, origina-se daquele fenômeno obstrutivo no sistema circulatório.

Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), cifras superiores a 17 milhões de pessoas em todo o mundo morrem anualmente, acometidas por doenças estritamente ligadas ao aparelho cardiovascular. As enfermidades mais comuns são a arteriosclerose, o infarto do coração e o acidente vascular cerebral (AVC), mais conhecido como derrame.

Grande parcela – 70% – do colesterol observado no corpo humano provém dele próprio, do fígado, ao passo que a minoria remanescente – 30% – é produzida pela ingestão de alimentos gordurosos. Somente encontramos colesterol em todos os gêneros alimentícios de procedência animal, enriquecidos em gordura saturada, como as carnes vermelhas, as vísceras, os embutidos, os toucinhos, as carnes de aves, os peixes, os frutos do mar, os leites, os laticínios e as gemas de ovos originários de qualquer ave.

Ao promover o consumo excessivo desses alimentos, nosso organismo impulsiona a elevação do esteroide, que passa a lhe ser maléfico através da lipoproteína de baixa densidade (LDL, do inglês low density lipoprotein). O mau colesterol ou colesterol ruim, como a LDL é vulgarmente chamada, incentiva o depósito de gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do colesterol em circulação. Com isso, aumenta o risco de problemas cardiovasculares, podendo acarretar sérios óbitos.

Em caso inverso, a salutar lipoproteína de alta densidade (HDL, do inglês high density lipoprotein) reduz o excesso de colesterol das células, indo até o fígado, glândula do sistema digestório onde ele é degradado pela bile, na forma de sais biliares, e eliminado no intestino grosso pelas fezes. Também rotulada de bom colesterol, a HDL ainda tem a suprema incumbência de fornecer proteção contra a arteriosclerose. Quanto maior for o nível de HDL, menor o risco de doenças cardiovasculares e vice-versa.

Pesquisas revelam que a arteriosclerose pode acometer até crianças menores, num mínimo de 8 anos, pois a prevenção e o combate contra um mal que aflige mais de 17 milhões de pacientes devem começar desde cedo. A fim de diminuir o colesterol e a incidência de distúrbios no sistema cardiovascular, os pacientes necessitam reorganizar seus hábitos alimentares, ingerindo produtos com alto teor nutritivo, a exemplo das fontes de gordura insaturada, e estimular a promoção de atividade física. Enfim, o coração dirá sim ao nosso bem-estar.

Comentários