Todos poderão fruir o Farol da Barra

Monumento, que será aberto à visitação pública nesta quarta-feira, será liberado em solenidade no dia anterior

Com informações de A Tarde Online

Farol integra o complexo do Forte de Santo Antônio da Barra, onde é instalado o Museu Náutico
(Foto: Divulgação)

O Farol da Barra, mais antiga fortificação militar do continente americano, será aberto à visitação pública a partir desta quarta-feira (18) por ordem da Marinha do Brasil, transcorridos quatro séculos da sua construção. Nesta terça-feira (17), às 18 horas, será realizada a solenidade de liberação das instalações do farol, exclusiva para historiadores e autoridades civis e militares.

Um dos monumentos históricos e uma das atrações turísticas de Salvador, o farol, edificado originalmente em 1698 sob a denominação Vigia da Barra, de acordo com registros do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, e remodelado entre 1837 e 1839, integra o conjunto arquitetônico e o complexo militar do Forte de Santo Antônio da Barra, onde encontra-se em funcionamento o Museu Náutico da Bahia.

Mais de 2 milhões de turistas visitam anualmente o Farol da Barra, mesmo não tendo acesso pelo seu interior. No deslumbrante monumento, cuja altura é equivalente a 22 metros, a luminosidade espetacular refletida por ele pode ser enxergada a uma distância correspondente a 60 quilômetros.

“Há muito tempo que turistas, estudantes e outros visitantes solicitavam acesso ao interior do farol, mas agora, por determinação da Marinha, que fará o mesmo com outros equipamentos semelhantes em todo o país, poderemos permitir a visita”, esclarece o administrador do Museu Náutico, comandante Reuben Bello Costa, à reportagem do jornal A Tarde.

Comentários