Itamar é hospitalizado com leucemia

Assessoria do senador mineiro informou hoje que ele está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para se tratar da doença

Com informações da Agência Estado, da Folha Online e do G1

Leucemia de Itamar Franco (acima, discursando no plenário do Senado) foi diagnosticada na semana passada após exames
(Foto: Agência Senado)

O senador Itamar Franco (PPS-MG) está internado desde o último sábado (21) no Centro de Hematologia e Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para se tratar de uma leucemia. Diagnosticada na semana passada, a doença que Itamar está se curando é o câncer dos leucócitos, células brancas do sangue. A informação foi divulgada nesta quarta-feira através de uma reprodução do boletim médico do hospital distribuída pela assessoria do parlamentar.

Itamar, ex-presidente da República entre 1992 e 1994, pediu licença de suas funções no Senado por 30 dias para se tratar da doença, diagnosticada após realizar exames contra uma forte gripe, contraída pelo ar-condicionado do plenário da Casa. Segundo o boletim, assinado pelos médicos Nelson Hamerschlak e Oscar Fernando dos Santos, o paciente "realizará tratamento médico a fim de alcançar a cura para a leucemia".

O informativo do Albert Einstein notifica também que a leucemia "foi diagnosticada bem no seu início, e o paciente está se sentindo muito bem" e que terá previsão de alta "em breve" do hospital.

Prazo para alta

De acordo com a assessoria do senador, ele deve receber alta em até 25 dias. O médico solicitou a Itamar Franco afastamento temporário por 30 dias, mas prometeu efetuar uma nova avaliação hospitalar após o prazo estipulado pelo doutor.

Conterrâneo de Itamar, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) anunciou a seus colegas de plenário que o parlamentar licenciado já iniciou seu tratamento contra a leucemia. Segundo Aécio, Itamar já está bem disposto, podendo retornar ao Senado brevemente. O tucano disse a Itamar, por telefone, que conversou com seu médico notificando sua ausência temporária.

Comentários