Inscrições para concurso da PM terminam no dia 22

Concurso público, classificatório e eliminatório para o Curso de Formação de Oficiais da corporação, preencherá 120 vagas

O processo seletivo possibilitará o concorrente a ingressar na Academia de Polícia, onde os oficiais da PM são formados

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está organizando o concurso público para admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM). Suas inscrições, iniciadas em 27 de abril, podem ser efetuadas via internet até o próximo domingo (22). No vestibular, serão preenchidas 120 vagas, sendo 108 para o sexo masculino e 22 para o sexo feminino, credenciando o candidato a ingressar na Academia da Polícia Militar.

Somente nos endereços eletrônicos http://www.concursopm.uneb.br/ ou http://www.consultec.com.br/ o candidato pode se inscrever para o concurso público. Para concorrer a uma das 120 vagas disponíveis, ele deve pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 95 em qualquer agência bancária.

No momento posterior à inscrição, o vestibulando receberá presencialmente o Cartão de Convocação, que incluirá os seguintes dados: nome completo, número da carteira de identidade, número de inscrição, opção de vaga, nome do estabelecimento de ensino onde as provas serão aplicadas, cidade de aplicação das provas e outras informações complementares.

Conteúdo complexo

O processo seletivo consistirá na sua etapa crucial, o Exame de Conhecimentos, realizado no dia 3 de julho, apenas em Salvador, com duração de cinco horas. A primeira etapa, a ser aplicada nos estabelecimentos de ensino fixados pela Comissão Permanente de Vestibular da Uneb (Copeve) e informados por meio do Cartão de Convocação do candidato, abrangerá a Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e a Prova Discursiva de Redação.

De caráter eliminatório e classificatório, o Exame de Conhecimentos será subdividido em duas etapas. O conteúdo da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais terá questões de múltipla escolha referentes às disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências Humanas (História/Atualidades e Geografia), Matemática/Raciocínio Lógico e Noções de Direito, com 5 proposições para cada questão. Equivalente à disciplina Redação, a Prova Discursiva permitirá ao candidato desenvolver, através de dissertação, apenas um dos três temas propostos.

Os 151 primeiros colocados do sexo masculino e as 17 primeiras colocadas do sexo feminino na primeira etapa do concurso serão submetidos à sua segunda fase, a Avaliação Físico-Mental e de Idoneidade Moral, de natureza eliminatória. A avaliação, que visa diagnosticar a conduta biopsicossocial do aspirante, compreenderá quatro categorias distintas: Avaliação Psicológica, Exame Médico-Odontológico, Teste de Aptidão Física e Investigação Social.

Em relação aos resultados, o Comando-Geral da Polícia Militar publicará o resultado final do concurso e a sua homologação no Diário Oficial do Estado. Para informações adicionais sobre o processo seletivo, é indispensável que o candidato leia o edital, disponibilizado nos sites http://www.concursopm.uneb.br/ ou http://www.consultec.com.br/.

Comentários