Comandante da PM-BA deixa cargo

Secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, decide exonerar o coronel Nilton Mascarenhas

Há dois anos como comandante geral da Polícia Militar da Bahia, o coronel Nilton Régis Mascarenhas se afastará do posto. A deliberação foi tomada na última quinta-feira (28) pelo secretário da Segurança Pública, delegado Maurício Barbosa. No entanto, o anúncio da exoneração do coronel Mascarenhas do comando da corporação será publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.

Mascarenhas assumiu a chefia da PM em agosto de 2008, sucedendo ao coronel Antônio Jorge Ribeiro de Santana, exonerado em definitivo dos quadros da polícia. O motivo do afastamento de Santana foi indício de suspeita no envolvimento em um esquema ilegal na aquisição de viaturas.

O nome mais cogitado para substituir o demissionário na titularidade da PM é o do coronel Alfredo Castro, atual coordenador da Coordenadoria de Missões Especiais (CME), departamento responsável pela área de inteligência da corporação. Lotado no 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, Castro foi comandante do Batalhão de Choque, sediado em Lauro de Freitas, também na Grande Salvador.

Beneficiados por mudanças na SSP

A troca de comando na Polícia Militar se atribui a sucessivas alterações na política de segurança do estado, efetuadas pelo governo desde janeiro, com a exoneração de César Nunes da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a consequente designação de Maurício Barbosa. As frequentes substituições na cúpula da SSP e nas Polícias Civil e Militar visam otimizar o combate à violência na Bahia. Companhias e batalhões da PM foram alguns dos beneficiados pelas mudanças, com a posse de novos comandantes.

Além do coronel Mascarenhas, mais dois oficiais deverão estar excluídos do rol da cúpula da corporação nos próximos meses. O coronel Expedito Barbosa sairá da chefia da Casa Militar do governo, e o coronel Sigfried Frazão deixará a Assistência Militar da Assembleia Legislativa.

Comentários