Governo federal lança Rede Cegonha

Programa de atendimento às gestantes e aos recém-nascidos é anunciado pela presidente Dilma Rousseff em sua cidade natal, Belo Horizonte

Com informações do G1 e de Thiago Herdy, da Agência Globo

Foi lançada, na tarde desta segunda-feira, pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT) em cerimônia no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a Rede Cegonha. O programa visa o atendimento especial às gestantes, desde a confirmação da sua gravidez até os dois primeiros anos de vida da criança. A previsão é de que R$ 9,4 bilhões sejam aplicados pelo Ministério da Saúde até 2014 para que todas as unidades sanitárias públicas do Brasil estejam integradas à rede.

Para este ano, a perspectiva do governo federal é investir em 30% dos hospitais, dos centros de saúde, das clínicas e dos laboratórios. Coordenada pelo Ministério da Saúde, a Rede Cegonha será executada em parceria com governos estaduais e prefeituras municipais de todas as regiões brasileiras.

Estiveram presentes na cerimônia, além da presidente, os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes. O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), embora seja desafeto da conterrânea cicerone, elogiou-a publicamente pela segunda vez.

Rede prevê total amparo

A Rede Cegonha - uma das promessas eleitorais de Dilma em 2010 - planeja o estabelecimento de dezenas de cuidados especiais para as parturientes, a criação de casas de assistência e a implantação de um vale-transporte específico, para permitir a mobilidade da gestante às consultas e aos exames do pré-natal. Um dos objetivos do programa do governo federal é garantir a cobertura plena dos exames de ultrassonografia para as grávidas. Com isso, elas poderão visitar a maternidade antecipadamente, sendo estimulada a parir de modo normal.

Nascida em Belo Horizonte, a presidente decidiu lançar o projeto na capital mineira por duas razões estratégicas. O primeiro motivo são os constantes progressos nessa área, já efetuados pela prefeitura e pelo governo do estado de Minas Gerais. A segunda razão, de acordo com Dilma, foi o acolhimento que ela deu durante os tempos de sua infância. Ela também ressaltou a importância da assistência às gestantes e aos recém-nascidos para o desenvolvimento nacional.

Num momento especial

Durante o evento, Dilma disse que herdou do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a incumbência em fazer com que o país se desenvolva intensamente. "Tenho certeza de que nosso país está num momento muito especial. Eu recebi um país diferente [...] Recebi um país em condições para dar um salto maior ainda do que o presidente conseguiu dar, ele me legou essa herança e vou honrar essa herança", pronunciou a mineira, mãe da primogênita e filha única, Paula, e ex-ministra de Lula.

Comentários