Dom Murilo Krieger é empossado arcebispo de Salvador

Catarinense, indicado para presidir a primeira arquidiocese do Brasil em janeiro, pelo Vaticano, assumiu hoje em cerimônia na Catedral Basílica

Com informações da Agência Estado, em Salvador, do Correio* e da Wikipédia

Cerimônia de posse de Krieger reuniu 2 mil pessoas, entre autoridades eclesiásticas, civis e militares
(Foto: Robson Mendes/Correio*)

O novo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, foi empossado na noite desta sexta-feira, na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico. Compareceram à cerimônia, que aconteceu coincidentemente à Festa da Anunciação da Igreja Católica, 2 mil pessoas.

Dentre os participantes, estavam cerca de 200 religiosos, como o núncio apostólico dom Lorenzo Baldisseri, representante do papa Bento XVI no Brasil, que comandou a posse de Krieger, o arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, e os ex-arcebispos dom Cláudio Hummes, de São Paulo, e dom Eusébio Scheid, do Rio de Janeiro.

Também marcaram presença na cerimônia autoridades políticas, como os governadores da Bahia, Jaques Wagner (PT), e de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM), deputados e senadores dos dois estados e o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB). Autoridades militares e judiciárias complementaram o quadro de participantes.

Apoio na despedida de Majella

O antecessor de Krieger na primeira Arquidiocese brasileira, instituída em 1551, dom Geraldo Majella Agnelo, agradeceu aos fiéis pelo amparo e pelo carinho e, às autoridades presentes, pela solidariedade. "Que Deus abençoe sempre", desejou o agora ex-arcebispo primaz a Krieger. O arcebispo empossado disse que vai trabalhar, em convênio com outras dioceses, pelo desenvolvimento social.

Lorenzo Baldisseri recebeu felicitações a Majella por seu esforço e sua dedicação e recordou a vida de Irmã Dulce, cognominada "O Anjo Bom da Bahia", falecida há 19 anos completados no último dia 13, e que será beatificada em 22 de maio, no Parque de Exposições. No momento do processo, ela será denominada Bem-Aventurada Dulce dos Pobres.

Aplaudido em pé

Depois de o núncio apostólico discursar, dom Murilo Krieger foi conduzido, com o auxílio de Majella, à cátedra da igreja, e ovacionado em pé pela plateia. O novo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil anunciou que contará com o apoio do seu antecessor na missão, pois Majella continuará residindo na capital baiana. "Não é pouca a emoção de tomar posse em uma cidade que, não bastasse ser a primeira arquidiocese do Brasil, presta uma homenagem a Jesus em seu nome", afirmou Krieger.

O primeiro compromisso do novo arcebispo será a Caminhada Penitencial, neste domingo, dia 27, com celebrações nas igrejas de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e de Nossa Senhora das Dores, na Avenida Suburbana. Após as missas, os fiéis seguirão em procissão entre o Largo dos Mares e a Igreja do Bonfim, daí a junção entre os dois maiores símbolos sagrados dos baianos.

Trajetória

Murilo Sebastião Ramos Krieger nasceu em Brusque, interior de Santa Catarina, em 19 de setembro de 1943. Cursou Filosofia e Teologia, licenciou-se em Letras e frequentou cursos de espiritualidades em universidades pontifícias de Roma. Após um ano de noviciado, ingressou na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Em 7 de dezembro de 1969, foi ordenado padre em sua cidade natal. Um ano depois, foi pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, interior de São Paulo.

Em seguida, ajudou na fundação do Movimento Shalom e foi reitor do Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté. Ocupou o cargo de superior provincial da Província Brasileira Meridional, até a sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, em 1985, pelo papa João Paulo II. Em 1991, Krieger foi nomeado bispo de Ponta Grossa, no Paraná, e seis anos mais tarde, de Maringá, no mesmo estado.

Antes de ser designado pelo Vaticano, em 12 de janeiro, para assumir o posto ocupado desde 1999 por dom Geraldo Majella, Krieger, de 67 anos, era arcebispo de Florianópolis por nove anos. Seu lema episcopal é Deus caritas est (Deus é amor).

Dom Murilo Krieger chegou a Salvador nesta terça-feira, dia 22, sendo recepcionado festivamente no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães por Majella e por cerca de 500 membros eclesiásticos e fiéis. A arquidiocese que o arcebispo agora preside é integrada por 15 cidades da Região Metropolitana e do Recôncavo.

Comentários