Curso de Direito da UNIJORGE promove debate acerca da reforma política

O Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) organizará um evento denominado Trocando em Miúdos: A Reforma Política em Debate. Promovido conjuntamente pela coordenação do curso de Direito da instituição e pelos alunos do Diretório Acadêmico Orlando Gomes, vinculado ao curso, a mesa-redonda será realizada nesta sexta-feira (1º de abril), às 19 horas, no Auditório Zélia Gattai, no Campus Paralela.

Participarão do evento quatro deputados federais, representando a Bahia. Os convidados são ACM Neto, líder do DEM na Câmara dos Deputados, Antônio Imbassahy, vice-líder do PSDB na Casa, e Alice Portugal (PC do B), além de um representante do PT, ainda não definido.

O objetivo da mesa-redonda é abordar aspectos relevantes da reforma política no Brasil. Dentre eles, podem ser citados a fidelidade partidária, o retorno da verticalização, a introdução do voto distrital nos estados e nos municípios, a cláusula de barreira e aquisição de maior consistência às legendas.

Também serão debatidos pontos polêmicos, como a questão dos políticos com processos no Supremo Tribunal Federal (STF), os chamados fichas-sujas, a proibição das coligações, o fim dos suplentes no Senado Federal e a votação por lista fechada nas eleições para vereador, deputado estadual e deputado federal.

Com a finalidade de modificar a estrutura político-eleitoral brasileira, as reivindicações por uma reforma política aparecem em meio a novas denúncias envolvendo direta ou indiretamente membros dos poderes Executivo e Legislativo. A proposta, adiada assiduamente, é polêmica, pois ocorrem divergências de ideias e de opiniões entre os parlamentares.

A mesa-redonda Trocando em Miúdos: A Reforma Política em Debate será gratuita e aberta ao público, inclusive para estudantes de outros cursos da UNIJORGE, particularmente aos interessados no assunto que está em evidência na agenda política nacional.

Hugo Gonçalves, estudante do 5º Semestre de Jornalismo da UNIJORGE
29/03/2011

Contatos:

Hugo Gonçalves – (71) 8702-3814 / hugo_goncalves2005@hotmail.com

Comentários

Hugo Gonçalves disse…
A palestra sobre a reforma política, apesar de ela ser realizada no dia 1º de abril (Dia da Mentira), de fato ocorreu mesmo.

Retificando os convidados: participaram apenas 2 deputados federais, ACM Neto e Imbassahy, e Alice Portugal não compareceu ao evento. Quanto ao representante do PT, participou a deputada estadual Luíza Maia.