Comparação crítica da cobertura do Carnaval baiano

Análise orientada pela professora Silvana Moura, docente da disciplina Telejornalismo do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

Nosso Carnaval (TVE – Canal 2)

Os apresentadores da cobertura, Liliane Reis, Igor Baraúna e Antônio Pastori, possuem excelente conteúdo, sabem conduzir entrevistas e são carismáticos. As reportagens tiveram bom conteúdo, as pautas foram criteriosamente selecionadas e tiveram enfoque essencialmente cultural e social, a diversidade cultural foi contemplada bastante nas reportagens e as matérias de serviço foram inseridas na cobertura.

Os textos lidos nas reportagens foram claros e as edições de texto e de imagens foram dinâmicas. Diversos formatos estiveram incluídos na cobertura da folia – entrevistas e debates com artistas, autoridades, antropólogos e dirigentes de entidades carnavalescas, participação dos telespectadores por e-mail, documentários, reportagens, shows especiais e melhores momentos de desfiles de alguns blocos.

A transmissão ao vivo teve comentaristas competentes, que foram os antropólogos Jaime Sodré, Roberto Albergaria, Goli Guerreiro, dentre outros, e teve os diversos gêneros musicais presentes no Carnaval baiano – axé, pagode, samba, samba-reggae, MPB, rock, reggae e marchinhas –, pois a cobertura da folia realizada pela emissora é elaborada sob o ponto de vista da diversidade cultural. Os postos estavam localizados no Campo Grande, na Barra, no Pelourinho e no Curuzu, onde foi realizado o desfile do bloco Ilê Aiyê.

SBT Folia (TV Aratu/SBT – Canal 4)

Houve duas transmissões – local, realizada pela TV Aratu, afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), e nacional, feita pela rede. Os apresentadores Casemiro Neto, Ana Borges e Carla Araújo possuem excelente conteúdo, sabem conduzir entrevistas e são carismáticos. As reportagens tiveram bom conteúdo, as pautas foram criteriosamente selecionadas e apresentaram enfoque jornalístico, musical e humorístico, a diversidade cultural foi contemplada razoavelmente nas reportagens e as matérias de serviço foram inseridas na cobertura.

Os textos lidos nas reportagens foram claros e as edições de texto e de imagens foram dinâmicas. Dos formatos diversos, somente entrevistas com artistas e autoridades, participação dos telespectadores por e-mail, reportagens e melhores momentos de desfiles de alguns blocos foram exibidos na cobertura da TV Aratu/SBT.

A transmissão ao vivo teve dois comentaristas competentes, os especializados Alex Lopes e Léo Sampaio e o irreverente Zé Bim, e teve excelente conteúdo musical e informativo, porém o musical foi o mais contemplado. A localização dos postos da TV Aratu focalizou apenas o axé, o pagode e o samba-reggae. Os postos da emissora estavam localizados no Campo Grande e na Barra. Neste último bairro, houve dois postos – um para a transmissão local e outro, próximo ao Farol da Barra, para a transmissão nacional.

Carnaval Escancara (TV Itapoan – Canal 5)

A transmissão efetuada pela TV Itapoan teve um único apresentador, Zé Eduardo, também conhecido como Bocão. Ele possui excelente conteúdo, sabe conduzir entrevistas e é carismático. As reportagens tiveram bom conteúdo, as pautas foram criteriosamente selecionadas e apresentaram enfoque jornalístico, musical e policial, a diversidade cultural foi contemplada razoavelmente nas reportagens e as matérias de serviço foram inseridas na cobertura.

Os textos das reportagens foram claros e as edições de texto e de imagens foram dinâmicas. Dos formatos diversos, apenas entrevistas com artistas e autoridades, reportagens, flashes ao vivo durante os intervalos da programação e melhores momentos de desfiles de alguns blocos foram exibidos na cobertura da TV Itapoan.

A transmissão ao vivo da folia não teve nenhum comentarista e teve razoável conteúdo cultural e informativo, enfocando o musical. A localização do posto da TV Itapoan focalizou apenas o axé, o pagode, o samba e o samba-reggae. O posto da emissora estava localizado somente no Campo Grande.

Band Folia (Band Bahia – Canal 7)

Assim como na TV Aratu/SBT, a transmissão realizada pela Band também foi nacional. Os apresentadores da cobertura em Salvador, Rita Batista, Guilherme Arruda, Betinho e Patrícia Maldonado, possuem excelente conteúdo, sabem conduzir entrevistas e são carismáticos. As reportagens tiveram bom conteúdo, as pautas foram criteriosamente selecionadas e apresentaram enfoque jornalístico, musical e humorístico, a diversidade cultural foi contemplada razoavelmente nas reportagens e as matérias de serviço foram inseridas na cobertura.

Os textos das reportagens foram claros e as edições de texto e de imagens são dinâmicas. Dos formatos diversos, apenas entrevistas com artistas e autoridades, reportagens, quadros humorísticos, melhores momentos de desfiles de alguns blocos e de apresentações no camarote Planeta Band, no Hotel Othon, foram exibidos. Os melhores momentos, além de serem postos no ar nos intervalos das transmissões ao vivo, foram exibidos pela manhã, sob o comando do experiente jornalista Celso Duran, recém-contratado da Band.

A transmissão ao vivo teve comentaristas competentes, que foram os próprios apresentadores Guilherme Arruda e Betinho, e teve conteúdo majoritariamente musical e menor conteúdo informativo. A localização dos postos da Band focalizou apenas o axé, o pagode e o samba-reggae. Os postos da emissora estavam localizados no Campo Grande e no camarote Planeta Band, que foi instalado no Hotel Othon, em Ondina.

Bahia Folia (TV Bahia – Canal 11)

A apresentadora Patrícia Nobre possui excelente conteúdo, sabe conduzir entrevistas e é carismática. As reportagens tiveram bom conteúdo, as pautas foram criteriosamente selecionadas e apresentaram enfoque musical, jornalístico e humorístico, a diversidade cultural foi contemplada razoavelmente nas reportagens e as matérias de serviço foram inseridas na cobertura.

Os textos das reportagens foram claros e as edições de texto e de imagens foram dinâmicas. Dos formatos diversos, apenas entrevistas com artistas, participação dos telespectadores por e-mail, reportagens, melhores momentos de desfiles de alguns blocos foram exibidos. Além disso, quadros especiais foram exibidos: Pergunta do ídolo, no qual Gilberto Gil entrevistou, através do seu computador portátil, artistas como Carlinhos Brown, Saulo Fernandes (vocalista do Eva) e Larissa Luz (vocalista do Araketu) de forma descontraída; um quadro humorístico estrelado pelo ator Luís Miranda; e Amor inesquecível de Carnaval, repleto de histórias românticas contadas por anônimos sobre o conhecimento de seus respectivos parceiros na folia.

A transmissão ao vivo teve comentaristas competentes e especializados – Alessandro Timbó, apresentador do programa Mosaico Baiano, a repórter Wanda Chase e o jornalista Osmar Martins, popularmente conhecido como Marrom, do Correio*, jornal da Rede Bahia – e teve excelente conteúdo musical, informativo e humorístico. A localização dos postos da TV Bahia focalizou apenas o axé e o pagode, mas exibiu em menor escala o samba-reggae. Os postos da emissora estavam localizados no Campo Grande, na Barra e no Pelourinho.

TV Salvador (Canal 28 UHF)

Os apresentadores da cobertura, Roberta Bastos e o cantor Marell, seu marido, possuem conteúdo razoável, sabem conduzir entrevistas e são razoavelmente carismáticos. Na transmissão efetuada pela TV Salvador, nenhuma reportagem foi sequer exibida.

Dos formatos diversos, somente a entrevista ao vivo com o cantor sertanejo Kiko Salli (um ex-cantor de forró e axé) e as participações dos telespectadores por e-mail foram exibidas.

A transmissão ao vivo não teve nenhum comentarista, e teve excelente conteúdo musical e nenhum conteúdo informativo. A localização do posto da TV Salvador, na Barra, focalizou apenas o axé e o pagode.

Comentários