Turistas se rendem à beleza soteropolitana

Importante destino turístico, Salvador possui à disposição de nativos e visitantes atrações exuberantes para se divertirem

Localidades do Centro Histórico, como a Praça da Sé (foto) são paradas obrigatórias para turistas explorarem nossa memória
Divulgação

Existem alternativas de lazer diversificadas na cidade de Salvador, tanto para baianos quanto para aqueles que provêm de outros estados e países com o esplêndido propósito de frequentá-la. Na hospitaleira capital baiana, conhecida como a capital cultural do Brasil, atrativos artísticos, históricos e naturais estão à disposição dos turistas.

Um passeio no Centro Histórico, mais especificamente o bairro do Pelourinho, é parada obrigatória para explorar, investigar e perambular pelos primórdios da história brasileira, pois o país teve a Bahia como berço. Ruas largas e estreitas, pavimentadas de pedras, e casarios de diferentes dimensões e matizes atuam como intensos chamarizes para os visitantes.

A turbulência cultural nesta majestosa e maravilhosa região de Salvador é acentuada diariamente, possibilitando ao turista a admiração pelo ecletismo arquitetônico em suas edificações e seus monumentos. Lá encontram-se museus, casas de espetáculos, com ênfase para o contemporâneo Teatro Castro Alves, um dos maiores do Brasil, igrejas e a Biblioteca Pública Central do Estado, nos Barris, a maior da cidade.

Deliciosa arte

Descendo por um dos cartões-postais da Cidade da Bahia, o Elevador Lacerda, dentre outros ascensores aqui disponíveis, é possível desfrutar o autêntico artesanato local e nacional exposto no Mercado Modelo, situado no bairro do Comércio, na Cidade Baixa. Além da atividade artesanal, o visitante pode saborear o delicioso tempero baiano nos dois restaurantes instalados no pavimento superior, o Camafeu de Oxóssi e o Maria de São Pedro, e nas baianas de acarajé.

Quem desce até a Cidade Baixa pelo Elevador Lacerda (à direita), visitar o artesanato e a culinária típica do Mercado Modelo é possível
Divulgação

Carnaval atrai multidões

Não é somente de memória que constituem as expedições turísticas e lúdicas soteropolitanas. Há a maior festa popular de rua do planeta, o eterno Carnaval de Salvador, no qual milhões de foliões de dentro e de fora da Boa Terra seguem, anualmente, o compasso, as harmonias e as melodias das canções executadas no trio elétrico, sexagenária invenção genuinamente baiana. Os principais circuitos da folia momesca baiana são Dodô, entre Ondina e o Farol da Barra; Osmar, entre o Campo Grande e a Praça da Sé; e Batatinha, no Pelourinho.

Terra de todos os santos, encantos, mistérios e magia, Salvador é um aprazível entreposto turístico nacional e internacional, onde gente vinda de todos os cantos de um complexo universo se rendem à nossa manifestação histórico-cultural.

Comentários