Tereza Campelo deverá assumir Desenvolvimento Social

Economista foi convidada por Dilma Rousseff, de quem é amiga desde os anos 80, para a pasta, mas seu nome será confirmado na próxima semana

A presidente eleita da República, Dilma Rousseff (PT), convidou neste sábado a atual coordenadora de Projetos Estratégicos da Casa Civil, a economista paulista Tereza Campelo, para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável por gerir o programa Bolsa Família. Se for confirmada para a pasta, Tereza deverá substituir a atual titular Márcia Lopes, irmã do futuro secretário-geral da Presidência Gilberto Carvalho.

Formada em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, Tereza conhece Dilma desde a década de 80, e ambas integraram a equipe de transição do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, representando o Rio Grande do Sul. A futura ministra do Desenvolvimento Social trabalha em gestões petistas desde 1989, tendo como órgão introdutório a Secretaria da Fazenda de Porto Alegre, na administração do então prefeito Olívio Dutra.

Maior concentração feminina

Dilma deverá aceitá-la, mas elas decidirão definitivamente o nome da nova ministra para o cargo na próxima semana. No final da formação da nova equipe presidencial, Dilma planeja incluir representantes femininas para comandar as pastas da Cultura e do Esporte, além da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

As mulheres confirmadas para a equipe da futura presidente, até o presente momento, são a coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), Miriam Belchior, para o Ministério do Planejamento; a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), para o Ministério da Pesca e Aquicultura; a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) para a Secretaria Especial de Direitos Humanos e a jornalista Helena Chagas, chefe de comunicação do governo de transição, para a Secretaria de Comunicação Social.

Comentários