Um registro raro: Take Saravá (Sílvia Torres)

A seguir, uma raríssima preciosidade, um tesouro da nossa riquíssima Música Popular Brasileira, porém jamais vista em tamanha profusão aqui na Bahia e em grande parte do Brasil. Veremos um bonito videoclipe de uma canção desconhecida, porém alegre, na voz da cantora baiana Sílvia Torres, da década de 90. É Take Saravá, composição de Carlinhos Brown. Reparem, nesse número, o seu ritmo percussivo.

Segundo a estudante Érica Torres, filha mais nova da cantora, Take Saravá foi lançada por uma gravadora francesa, fazendo com que Sílvia fizesse um estrondoso sucesso na Europa interpretando canções da MPB.

Vejamos o significado do vocábulo Saravá, saudação que, assim como axé, tem conotação positiva, extraído da enciclopédia virtual Wikipédia:
"O termo Saravá também é usado em religiões afro-brasileiras como mantra (que são palavras especiais vocalizadas de maneira específica que produzem certos fenômenos de imantação e desagregação; são sons místicos ou sagrados, ou seja, sons específicos que elevam o espírito) e significa:

SA— (Força, Senhor) —RA— (Reinar, Movimento) —VÁ (Natureza, Energia).

Saravá significa então força que movimenta a natureza. Esse termo é, portanto, um mantra que pode fixar ou dissipar determinadas vibrações, não sendo, portanto aconselhável pronunciá-lo sem a devida necessidade." [SARAVÁ (verbete). Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarav%C3%A1]
Possuindo timbre vocal dócil e sereno, Sílvia era casada com o músico Paulinho Caldas, irmão de Luiz Caldas, considerado o pioneiro do axé. Os três, assim como Carlinhos Brown, autor desse número musical, eram membros da banda Acordes Verdes, que inaugurou o movimento conhecido atualmente, de cunho precipuamente mercadológico.

A letra da música é espetacular, nítida demonstração da manifestação da cultura popular brasileira. O videoclipe de Take Saravá foi filmado na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, maior aglomerado de favelas da América Latina, e dirigido pelo cineasta Ernesto Baldan. Suas cenas, registradas em tons de ocre, retratam, majoritariamente, Sílvia cercada por moradores da região, em particular crianças.

Take Saravá

Composição: Carlinhos Brown
Intérprete: Sílvia Torres

Tem que bonito, tem que dar cura ao espírito
Take Saravá e dizer poemas
Seja assim, moreno
Porque há, desde pequeno
Um lugar se está nessa cantilena

Sonhos e sonhos de lata
Nós merecemos os beijos do lado dos carros amassados
Olho na rua de barro
Não ache que sombra é sonho pirata pulado no lamaçal

Gosto de violão, ter estrada para andar
Gosto de down, down...



Quero retribuir um agradecimento especialíssimo a Érica Torres, minha colega de Jornalismo da Unijorge e filha de Sílvia Torres, por ter compartilhado esta postagem neste blog.

Comentários

Unknown disse…
Sem ar, sem palavras,estou aqui assim....fiz uma buca no tempo, e me recordo quando escultava aqui em vinil ainda as músicas dessa grande cantora,que me espirou ah ser um músico hoje,Bom saber que esta duto bem com você.Fiqui em paz, minha grande musa!!!
CORES DA TERRA disse…
Alô Hugo Gonçalves e Carlos Moreno. Se vocês puderem me dizer do paradeiro da Silvia Torres me dariam uma alegria imensa. Tenho as músicas dela naquele CD de 1999 e nunca mais tropecei em nada dela ... aquela é minha seleção preferida ... arranjo ... interpretação e timbre inigualaveis ... Por amor de Deus ... a Silvia gravou mais alguma coisa ?

agradeço ... e reverencio ...

abraços. Anôr Fiorini de Carvalho. Viçosa MG Brasil Mundo ... vasto mundo ...