Dilma será diplomada em cerimônia breve

Cerimônia de diplomação da presidente eleita ocorrerá hoje no TSE com discurso baseado nas ideias do ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln

Com informações da Agência Estado e do portal R7

Depois de ler um livro biográfico do ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, que governou o país de 1861 a 1865, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT), decidiu que o discurso da sua diplomação deverá ser inspirado nos ideais de um dos eminentes líderes estadunidenses. A cerimônia de diplomação acontecerá nesta sexta-feira, às 17 h, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, com duração de uma hora. O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, abrirá a solenidade.

O objetivo da diplomação é certificar a vitória dos candidatos nas urnas e tornar a presidente e o vice-presidente eleitos aptos a serem empossados no dia 1º de janeiro de 2011, no Congresso Nacional. Além de Dilma, o deputado federal Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Câmara dos Deputados, também será diplomado vice-presidente da República.

Estarão presentes, na festa, apenas convidados, entre familiares e amigos dos futuros diplomados, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros do STF, do TSE e dos demais tribunais superiores. Embora o total de convidados fosse 250, somente 100 deles assistirão à sessão solene no plenário, por ser o limite máximo de pessoas comportado no local, e os demais serão transferidos para o auditório, localizado no segundo andar do edifício-sede da corte. Das 250 pessoas, Dilma e Temer convidaram somente 34.

Curto pronunciamento

Lincoln, em 19 de novembro de 1863, lançou a ideia de transformar os Estados Unidos numa grande nação, durante a cerimônia de inauguração do Cemitério Militar da cidade de Gettysburg, no estado da Pensilvânia, onde ocorrera uma batalha com 7 mil mortos que definiria os rumos da Guerra de Secessão. Ao contrário de Lincoln, que discursou pronunciando 272 palavras, Dilma falará brevemente no TSE.

No célebre Discurso de Gettysburg, Lincoln afirmou que os pais de todos os participantes da Guerra de Secessão, vivos e mortos, tinham concebido uma nação consagrada, valendo-se do princípio da igualdade entre todos. Seguindo esse ideal, eles tinham dado a vida para que os Estados Unidos sobrevivessem. Dilma pretende discursar que foi eleita presidente de todos os brasileiros, e não exclusivamente daqueles que votaram nela. Também lutará sem tréguas para combater a pobreza e transformar o Brasil num país em que todos possam se orgulhar do seu futuro.

Introduzida pela pomposa execução do Hino Nacional, a cerimônia de diplomação de Dilma será encerrada com um rápido pronunciamento do presidente do TSE, Ricardo Lewandowski.

Comentários