Na reta final, Dilma segue firme

Pleiteante do PT mantém o primeiro lugar nas últimas sondagens divulgadas pelo Ibope e pelo Datafolha, incluindo simulações de segundo turno

Duas últimas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República foram divulgadas neste sábado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e pelo Instituto Datafolha. A sondagem elaborada pelo Ibope mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, pontuando 51% dos votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos.

José Serra (PSDB) é o segundo colocado, com 31%, e a senadora Marina Silva (PV) vem a seguir, apresentando 17%, graças ao fenômeno conhecido como "onda verde", evidenciado nas grandes cidades. Os outros candidatos ao Palácio do Planalto – Plínio de Arruda Sampaio (Psol), Levy Fidélix (PRTB), José Maria Eymael (PSDC), Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO) e Ivan Pinheiro (PCB) – compartilham 1% cada um.

Para que um candidato vença no primeiro turno, ele precisa obter mais da metade dos votos válidos. Em um hipotético segundo turno, Dilma venceria Serra, obtendo 51% contra 37%. Brancos e nulos somam-se 7%, e indecisos, 5%.

O Ibope realizou 3.010 entrevistas entre os dias 30 de setembro e o último sábado em 205 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo, e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo 33.252/2010.

Queda de dois pontos

Segundo o Datafolha, Dilma oscilou de 52% da análise anterior, levantada entre os dias 28 e 29 de setembro, para os atuais 50%. Serra aparece com 31% das intenções de voto, e Marina detém 17%, mesmo percentual calculado pelo Ibope. Plínio e Zé Maria dividem 1% cada. Os demais postulantes não pontuaram. Eleitores que optaram por votar em branco ou nulo não passam dos 2%, e os indecisos totalizam 4%.

Com vistas a um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a petista venceria com 52% contra 40% do tucano. A simulação destinada ao segundo turno entre Dilma e Marina teria os mesmos percentuais. Votos em branco ou nulo alcançam 5%, e 3% do eleitorado está sutilmente indeciso.

20.960 eleitores foram ouvidos pelo Datafolha entre os dias 1º e o último sábado em 521 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, a pesquisa foi registrada no TSE sob o número 33.493/2010.

Comentários