Lançado o jornal Massa!

Novo periódico, direcionado às classes C e D de Salvador e região metropolitana, será editado pelo Grupo A Tarde e circulará na próxima segunda-feira

Com informações de Cleidiana Ramos, de A Tarde

"Massa! é comer acarajé com pimenta", "Massa! é tomar sorvete na Ribeira". À primeira vista, anúncios publicitários como esses, espalhados em outdoors de Salvador, captaram a seus moradores a mensagem supondo que eles estivessem relacionados à temperada culinária baiana. Desvendado o mistério após duas semanas, as peças são uma prévia do lançamento de um projeto inovador e audacioso do Grupo A Tarde, um jornal denominado Massa!, dirigido às classes C e D. O novo periódico circulará a partir da próxima segunda-feira, dia 18.

A publicação, partindo do seu próprio nome, é produzida especialmente para os segmentos sociais anteriormente mencionados, a chamada nova classe média brasileira, com rendas mínimas estipuladas entre R$ 1 mil e R$ 4,9 mil. Como reflexo disso, Massa! será um canal de diálogo perene entre a imprensa e essa parcela. Esta nova casta da sociedade está em progressiva ascensão em todas as regiões, inclusive a Região Metropolitana de Salvador, onde houve, nos últimos cinco anos, um crescimento significativo da renda e do poder aquisitivo da população.

Enfoque popular

Impresso em formato berliner (um tabloide maior), com 24 páginas, Massa! circulará de segunda a sábado e abordará minuciosamente a informação de serviço público, a diversidade sociocultural dos bairros populares soteropolitanos e o incentivo ao exercício da cidadania e dos direitos humanos. O projeto, coordenado pelo jornalista Paulo Oliveira, também secretário de redação de A Tarde, enfocará seu pioneirismo quanto à linguagem, acessível às classes C e D, e à concepção gráfica e editorial. Custará R$ 0,50, rivalizando com o Correio*, da Rede Bahia, na preferência do setor.

A equipe integrante do novo jornal será integrada, entre outros, pelo radialista e jornalista esportivo Edson Almeida, pela culinarista Elíbia Portela, apresentadora do programa de TV Prato da casa, e pelo economista Denis Veloso. Durante o café da manhã de lançamento do novo produto, realizado na última sexta-feira num restaurante do Rio Vermelho, o colunista de A Tarde e presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Samuel Celestino, ponderou que o Massa! "será o primeiro da Bahia com a vocação de atender essa população (a nova classe média)".

Com o lançamento de Massa!, prestes a ser comercializado amanhã, ele preencherá uma lacuna onde hoje figura o Correio*, cujo preço é igual ao do novo jornal popular editado pelo mesmo grupo empresarial que publica o maior periódico do Norte/Nordeste.

Comentários