Jornalismo popular inaugura ciclo

Jornalistas, professores e estudantes debaterão, na Faculdade de Comunicação da Ufba, o desenvolvimento do gênero na imprensa baiana

Modalidade de publicações redigidas em linguagem sucinta e coloquial, objetivando magnetizar as camadas mais baixas, o jornalismo popular está ganhando cada vez mais espaço e fôlego na imprensa da Bahia. Uma clara amostra dessa radicalização é o tabloide Massa!, do Grupo A Tarde, lançado na semana passada, além da conversão do formato do Correio* (ex-Correio da Bahia), de standard para berliner.

A primeira edição do Ciclos de Jornalismo, atividade de extensão permanente no curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) estreará com o debate Jornal popular: por que cresce na Bahia?, no auditório da faculdade, em Ondina, nesta quinta-feira, dia 28. Estendendo-se das 9 às 12 horas, o evento, esclarecendo o desenvolvimento vertiginoso da imprensa popular no estado, contará com as presenças de conceituados jornalistas e professores e estudantes da área.

Jornalistas conceituados, o fotógrafo do Jornal da Metrópole, periódico distribuído gratuitamente, Geraldo Melo, o editor de esportes do Correio*, Paulo Leandro, e o secretário de redação de A Tarde e coordenador do recém-lançado Massa!, Paulo Oliveira, responderão às perguntas formuladas por eles próprios, pelos estudantes e pelos professores da Facom Edson Dalmonte, Malu Fontes e Suzana Barbosa.

O debate Jornal popular: por que cresce na Bahia?, assim como os eventos seguintes do I Ciclos de Jornalismo, é coordenado pela professora adjunta da Facom, Lia Seixas, e pela jornalista Iloma Sales, editora-coordenadora do site móvel Mobi A Tarde. Em breve, deverá entrar no ar o blog sobre o evento.

Comentários