Tiririca traz humor para plenário

Célebre palhaço cearense é o deputado mais votado do Brasil, representando São Paulo

Eleito com 1,3 milhão de votos, Tiririca é o deputado mais votado do país
(Foto: Sebastião Moreira/Efe)

Irreverência e bom humor são dois ingredientes de uma fórmula inusitada, geratriz de uma alucinada explosão teatral que terminou convertendo-se num triunfo retumbante. Um cidadão comum, egresso de um dos mais importantes estados brasileiros em matéria de riso, o Ceará, preconizou sua jocosa e insolente campanha e levou-a a sério no maior colégio eleitoral do país, aventurando-se na eleição para deputado federal pelo Partido da República (PR).

Seu nome de batismo: Francisco Everardo Oliveira Silva. Sua profissão: "ator e diretor de espetáculos públicos", como consta sua ficha que encontra-se à disposição no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sua idade: 45 anos. No zênite de sua fugaz trajetória artística, em 1996, fez de Florentina, sutil declaração amorosa a uma personagem fictícia, um avassalador sucesso nacional.

Ontem, Tiririca, como o palhaço Francisco Everardo é apelidado ao usar sua inseparável máscara, foi eleito, por incrível que possa parecer, o deputado federal mais votado do Brasil! Seu número de registro: quatro patinhos na lagoa (2222)! Bastaram 1,353 milhão de votos para que, a partir do primeiro dia do calendário parlamentar, 1º de fevereiro de 2011, se aventurasse no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Um dos políticos (sem experiência) constitutivos da base de apoio a um provável governo da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, o cearense afixado em São Paulo apoiou, para governador, o senador petista Aloízio Mercadante, sucumbido perante o vencedor Geraldo Alckmin (PSDB). Por que o povo paulista escolheu Tiririca como o deputado mais votado do Brasil? É pelo fato de que o palhaço é o sedutor das massas por sua ironia, seu senso de humor...

Comentários