Definidas as bancadas na Câmara e na Assembleia

Nas duas Casas legislativas, deputados baianos do PT e das legendas que lhe são coligadas garantem confortável maioria em suas composições no próximo quadriênio

Quando as urnas de todas as seções eleitorais baianas foram apuradas em 100%, na madrugada de domingo para segunda-feira, elas já ratificaram os 39 novos nomes dos deputados federais eleitos para a Bahia e os 63 novos nomes dos deputados estaduais que irão ocupar a Assembleia Legislativa para o próximo quadriênio (2011-2015). O deputado federal mais votado no estado, pela terceira vez consecutiva, é ACM Neto (DEM), de 31 anos, detentor de 328.450 votos computados. As duas primeiras vagas proporcionais subsequentes serão entregues aos estreantes Lúcio Vieira Lima (PMDB), presidente estadual do partido e irmão do candidato derrotado ao governo, Geddel Vieira Lima, com 221.616, e Rui Costa (PT), com 212.157 votos. 21 dos 39 deputados da atual legislatura conseguiram reeleger-se.

Foram eleitos 18 novos parlamentares, renovando a bancada da Bahia na Câmara em aproximadamente 25,12%. Dentre eles, estão os ex-secretários Afonso Florence, Rui Costa e Valmir Assunção – que também é deputado estadual –, todos petistas; e os atuais deputados estaduais Arthur Maia (PMDB), Edson Pimenta (PC do B), Fernando Torres (DEM), José Nunes (DEM), Luiz Argolo (PP) e Waldenor Pereira (PT); o ex-prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy (PSDB); e o peemedebista Lúcio Vieira Lima. Além deles, outros novatos no Congresso tiveram notoriedade nos votos, com ênfase para Félix Mendonça Júnior (PDT) e Antônio Brito (PTB), filhos do deputado federal Félix Mendonça (DEM) e do vice-prefeito de Salvador e candidato derrotado ao Senado Edvaldo Brito (PTB), respectivamente. O ex-presidente do PT na Bahia, Josias Gomes, regressará à Câmara após quatro anos.

Elegendo 10 deputados para representar a Bahia, o PT é o partido majoritário em sua bancada. O DEM (ex-PFL), que hoje está vivendo um período de refluxo e colapso, é a legenda com o segundo maior coeficiente, possuindo 6 deputados. PDT e PP credenciaram 4 parlamentares baianos em cada agremiação. PC do B e PR agora terão 3 parlamentares em cada uma, PMDB, PSDB e PSC escolheram 2 deputados, acomodados em cada uma, e PRB, PTB e PRP, 1 deputado em cada uma.

Note o encolhimento da bancada peemedebista: seus 4 membros da atual legislatura darão espaço, em 2011, para apenas 2 novatos. O chamado "time de Lula", que engloba parlamentares coligados a Jaques Wagner, forjou 22 deputados, ao passo que os 17 outros defendem aspirações adversas ao governador reeleito. A representação feminina na futura composição baiana do Congresso se resumirá somente a Lídice da Mata, cuja legenda pela qual foi eleita senadora – o PSB –, não elegeu nenhum representante baiano na Câmara, e à comunista Alice Portugal, única deputada federal pelo estado.

Confira abaixo a relação dos deputados federais eleitos por partido ou coligação proporcional

Coligação Pra Bahia Seguir Mudando (PT-PP-PSB-PDT-PC do B-PRB-PHS)

1) Afonso Florence (PT)
2) Alice Portugal (PC do B)
3) Amauri Teixeira (PT)
4) Daniel Almeida (PC do B)
5) Edson Pimenta (PC do B)
6) Félix Mendonça Júnior (PDT)
7) Geraldo Simões (PT)
8) João Leão (PP)
9) José Carlos Araújo (PDT)
10) Josias Gomes (PT)
11) Luiz Alberto (PT)
12) Luiz Argolo (PP)
13) Marcos Medrado (PDT)
14) Márcio Marinho (PRB)
15) Mário Negromonte (PP)
16) Nelson Pelegrino (PT)
17) Oziel Oliveira (PDT)
18) Roberto Britto (PP)
19) Rui Costa (PT)
20) Valmir Assunção (PT)
21) Waldenor Pereira (PT)
22) Zezéu Ribeiro (PT)

Coligação Para Fazer Acontecer (PMDB-PTB-PR-PSC-PRTB)

1) Antônio Brito (PTB)
2) Arthur Maia (PMDB)
3) Erivelton Santana (PSC)
4) João Bacelar (PR)
5) José Rocha (PR)
6) Lúcio Vieira Lima (PMDB)
7) Maurício Trindade (PR)
8) Sérgio Brito (PSC)

Democratas

1) ACM Neto
2) Cláudio Cajado
3) Fábio Souto
4) Fernando Torres
5) José Nunes
6) Paulo Magalhães

PSDB

1) Antônio Imbassahy
2) Jutahy Magalhães Júnior

Coligação Vitória de uma Bahia que Tem Pressa (PSDC-PRP-PPS-PT do B-PTN-PTC-PMN)

1) Jânio Natal (PRP)

Marcelo Nilo, o recordista

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), José Marcelo do Nascimento Nilo (PDT), deputado há 20 anos, foi reeleito pela sexta vez seguida, e tornou-se campeão dos sufrágios na nova composição da bancada da Casa, integrada por 63 parlamentares, totalizando 139.794 votos. Em segunda e terceira posições, respectivamente, estão o calouro Mário Negromonte Júnior (PP), de 30 anos, filho do deputado federal reeleito Mário Negromonte, da mesma legenda, e escrutinado por 113.398 cidadãos baianos, e seu correligionário Ronaldo Carletto (ex-PFL), reeleito com 101.816 votos.

No rastro de Mário Negromonte, que fez de seu filho um novato em uma cadeira legislativa estadual, outro parlamentar atuante em Brasília, o ex-secretário de Infraestrutura João Leão, seu correligionário, lançou o filho Cacá Leão, sexto colocado, com 79.137 votos, que, assim como Mário Negromonte Júnior, é balzaquiano. Cacá, então filiado ao antigo PL (hoje PR) e, em consequência, sistematizado no ninho carlista, perdera a prefeitura de Lauro de Freitas em 2004 para a atual gestora Moema Gramacho (PT). Qualquer semelhança, portanto, deve ter sido mera coincidência ao se tratar de deputados estaduais filhos dos respectivos veteranos federais.

Houve um acréscimo de 31 novos deputados aos 32 remanescentes da atual legislatura reeleitos no último domingo. O percentual aproximado de renovação na Assembleia baiana neste pleito foi de 49,26%. Algumas das ilustres novidades eleitas foram os ex-prefeitos Carlos Brasileiro (PT), de Senhor do Bonfim, Joseildo Ramos (PT), de Alagoinhas, Wellington Passos, o Tom (DEM), de Conceição do Coité, e Zé Raimundo Fontes (PT), de Vitória da Conquista. Esposas de alguns prefeitos garantiram duas vagas – Graça Pimenta (PR), primeira-dama de Feira de Santana, cujo prefeito é o ex-deputado estadual Tarcízio Pimenta (DEM), e a vereadora de Camaçari e presidente da Câmara Municipal da cidade, Luíza Maia (PT), casada com o prefeito Luiz Caetano, também petista.

Jean Fabrício, vereador de Vitória da Conquista, e Kelly Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Barreiras, juntaram-se a Álvaro Gomes para compor a nova bancada do PC do B. Dois edis de Salvador, o pastor da Igreja Universal do Reino de Deus Sidelvan Nóbrega (PRB) e o presidente da Câmara Municipal, Alan Sanches (PMDB), a ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a espanhola naturalizada brasileira Maria del Carmen (PT) e o ex-presidente regional do PT, Marcelino Galo, também darão nitidez ao Parlamento. Além disso, duas surpresas foram ejetadas das urnas, elegendo o delegado-titular da 5ª Circunscrição Policial (CP), em Periperi, no Subúrbio Ferroviário, Deraldo Damasceno (PSL), e um único representante do Partido Verde, Eures Ribeiro, após oito anos sem a legenda escolher sequer um deputado.

Partido de Wagner, o PT elegeu 14 deputados. A segunda maior representação coube ao PMDB de Geddel e ao PP do vice-governador eleito Otto Alencar, com 6 cada um, seguida do PDT, DEM e PSC, com 5 deputados em cada agremiação partidária. O PR do senador e candidato derrotado à reeleição César Borges fez 4 parlamentares; PC do B e PTN sortearam 3 representantes em cada uma. Depois, PRB, PSDB, PRP, PT do B e PSL elegeram 2 membros em cada uma. Os partidos que escolheram um único deputado em cada um foram o PSB e o PV. 11 mulheres terão status na próxima configuração legislativa estadual, cuja representação equivale a cerca de 17,46%. Um razoável equilíbrio haverá na Casa, com 33 deputados governistas e 30 oposicionistas.

Confira abaixo a relação dos deputados estaduais eleitos por partido ou coligação proporcional

Coligação Pra Frente Bahia (PT-PP-PDT-PRB)

1) Aderbal Caldas (PP)
2) Ângelo Coronel (PP)
3) Bira Corôa (PT)
4) Cacá Leão (PP)
5) Carlos Brasileiro (PT)
6) Euclides Fernandes (PDT)
7) Fátima Nunes (PT)
8) J. Carlos (PT)
9) João Bonfim (PDT)
10) Joseildo Ramos (PT)
11) Luiz Augusto (PP)
12) Luíza Maia (PT)
13) Marcelino Galo (PT)
14) Marcelo Nilo (PDT)
15) Maria del Carmen (PT)
16) Mário Negromonte Júnior (PP)
17) Neusa Cadore (PT)
18) Pastor José de Arimateia (PRB)
19) Paulo Câmera (PDT)
20) Paulo Rangel (PT)
21) Roberto Carlos (PDT)
22) Ronaldo Carletto (PP)
23) Rosemberg Pinto (PT)
24) Sidelvan Nóbrega (PRB)
25) Yulo Oiticica (PT)
26) Zé Neto (PT)
27) Zé Raimundo Fontes (PT)

Coligação Mais Ação, Mais Bahia (PMDB-PR-PSC-PRTB)

1) Alan Sanches (PMDB)
2) Ângela Sousa (PSC)
3) Carlos Ubaldino (PSC)
4) Elmar Nascimento (PR)
5) Graça Pimenta (PR)
6) Ivana Bastos (PMDB)
7) Leur Lomanto Júnior (PMDB)
8) Luciano Simões (PMDB)
9) Maria Luíza Carneiro (PSC)
10) Pedro Tavares (PMDB)
11) Reinaldo Braga (PR)
12) Sandro Régis (PR)
13) Targino Machado (PSC)
14) Temóteo Brito (PMDB)
15) Vando (PSC)

Democratas

1) Gildásio Penedo
2) Herbert Barbosa
3) Paulo Azi
4) Rogério Andrade
5) Wellington Passos (Tom)

Coligação Luta de uma Bahia que Tem Pressa (PRP-PSDC-PT do B-PPS-PMN)

1) Adolfo Menezes (PRP)
2) Bruno Reis (PRP)
3) Cláudia Oliveira (PT do B)
4) Maria Luíza Laudano (PT do B)

Coligação Frente 2 de Julho (PSB-PSL)

1) Deraldo Damasceno (PSL)
2) Nelson Leal (PSL)
3) Pastor Sargento Isidório (PSB)

PC do B

1) Álvaro Gomes
2) Jean Fabrício
3) Kelly Magalhães

Coligação A Bahia Quer Paz, A Bahia Quer Mais (PTB-PTC-PTN)

1) Carlos Geílson (PTN)
2) Coronel Gilberto Santana (PTN)
3) João Carlos Bacelar (PTN)

PSDB

1) Adolfo Viana
2) Augusto Castro

PV

1) Eures Ribeiro

Comentários