A Concha abre para Maga

Show de lançamento do novo disco de Margareth Menezes, no domingo, receberá convidados especiais, exprimindo seu ecletismo

Cantora e compositora estreará turnê Naturalmente acústico na Concha Acústica do TCA
(Foto: Divulgação)

Enaltecendo seu carisma, seu compasso e sua ternura, a cantora e compositora Margareth Menezes, de 48 anos (completados no último dia 13), fará o show de lançamento do seu novo CD, DVD e Blu-ray, Naturalmente acústico, no próximo domingo, 24, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), às 18:30. Coproduzido pelo Canal Brasil em convênio com a gravadora MZA Music, do produtor Marco Mazzola e a Estrela do Mar, selo da própria artista, Naturalmente acústico harmoniza o intimista com o afropop brasileiro. Maga, como a artista é conhecida, apresentará o repertório do álbum, lançado em agosto, para uma arquibancada repleta de fãs e admiradores.

Margareth convidará, na Concha, artistas dos mais variados matizes. O extenso rol de ciceroneados inclui seu companheiro de longa data Carlinhos Brown, o vocalista da banda Eva, Saulo Fernandes, o guitarrista do grupo de rock Sepultura, Andreas Kisser, o cantor e compositor santo-amarense Roberto Mendes, o cantor, compositor e instrumentista Mateus Aleluia, a banda percussiva feminina Didá, idealizada pelo saudoso Neguinho do Samba, e o grupo de afoxé Muzenza. Brown assumiu, com Margareth, a coautoria e o dueto em uma das faixas do novo trabalho, Amor ainda, e ela havia aceitado o convite de Saulo, em 2009, na música Sinais, faixa do mais recente biscoito fino do Eva, Lugar da alegria.

Pulso e energia

O repertório do show de estreia da sua nova turnê, que a cantora entoará pulsante e energicamente no palco, será, fundamentalmente, o mesmo disponibilizado no CD, no DVD e no Blu-ray. Gravado em três locações – estúdio Ilha dos Sapos, de Brown, no Candeal; Ribeira, onde ela nasceu e cresceu; e Feira de São Joaquim –, o DVD traz videoclipes, bastidores, comentários, depoimentos e testemunhos.

Além disso, o disco é recheado de participações especiais ecléticas, indo do supracitado Brown em Amor ainda, até o português Luís Represas em Um caso a mais, de autoria dele, registrada no antecessor Naturalmente, de 2008.

Mais três músicos exímios e talentosos, baianos em sua totalidade, complementam o naipe de convidados de Margareth no registro. Roberto Mendes dividiu os vocais com ela em A beira e o mar, parceria com seu conterrâneo Jorge Portugal e gravada por Maria Bethânia no disco homônimo, de 1984. Falecido em 15 de setembro, um mês após o álbum chegar às lojas, o compositor Saul Barbosa, com quem Margareth excursionou pelo mundo, acompanhou-a na releitura de Gracias a la vida (Violeta Parra), lançada pela argentina Mercedes Sosa. O ritmista Marivaldo Stomp ressoou sua percussão em Coco do M (Zé do Brejo e Jacinto Silva).

Fábrica Cultural

Fundada em 2004 pela diva do afropop brasileiro, a Fábrica Cultural, da qual ela é presidente, é um projeto filantrópico situado desde 2008 na Ribeira, uma das comunidades mais carentes de Salvador apesar de possuir uma das paisagens mais deslumbrantes da Península de Itapagipe, com vista para a Baía de Todos-os-Santos. O objetivo primaz da Ong mantida por Margareth é potencializar o desenvolvimento dos cursos profissionalizantes para os jovens e das oficinas de arte-educação para as crianças.

O espetáculo de lançamento da turnê Naturalmente acústico é realizado pela Tag Cultura & Entretenimento e pela Estrela do Mar, empresa que, além de atuar como selo fonográfico, gerencia a carreira artística de Margareth Menezes. Disponíveis desde o dia em que Margareth fez aniversário, os ingressos para o show estão sendo comercializados nas bilheterias do TCA e nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac) dos shoppings Iguatemi, Barra e Salvador. Seus preços oscilam entre R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira).

Comentários