Wagner permanece no topo

Ibope e Datafolha confirmam favoritismo isolado do governador. Na corrida senatorial, o Ibope admite empate técnico entre César, Pinheiro e Lídice

Pesquisa inerente à sucessão para o governo da Bahia coletada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), e divulgada nesta sexta-feira, dia 10, no telejornal BA TV, da TV Bahia, reafirma a liderança do governador Jaques Wagner (PT). O candidato à reeleição pela coligação Pra Bahia Seguir em Frente (PT-PP-PSB-PDT-PC do B-PRB-PHS-PSL), é dono dos 49%, mesmo percentual da sondagem anterior, feita entre os dias 24 e 26 de agosto. Seu adversário absoluto, Paulo Souto (DEM), da coligação A Bahia Merece Mais (DEM-PSDB), declinou três pontos, de 18% para 15%.

Terceiro colocado, Geddel Vieira Lima (PMDB), pleiteante ao Palácio de Ondina pela coligação A Bahia Tem Pressa, integrada por um leque de doze agremiações partidárias (PMDB-PR-PTB-PPS-PSC-PTC-PTN-PRP-PT do B-PSDC-PMN-PRTB), subiu um ponto, estando com 12% das intenções de voto. Luiz Bassuma (PV) e Marcos Mendes (Psol) pontuaram 1% cada. Os dois últimos postulantes ao governo estadual, Professor Carlos Nascimento (PSTU) e Sandro Santa Bárbara (PCB) não passaram de zero por cento. Votos em branco ou nulo chegaram a 7%, e 16% do eleitorado baiano está indeciso.

O Ibope questionou no levantamento quem não irão votar em nenhum candidato. Souto apresenta o maior índice de rejeição, detendo 25% das estatísticas. 23% dos eleitores recusam em votar em Bassuma e 17% no Professor Carlos. Geddel e Sandro Santa Bárbara foram pontuados igualmente, com 16%. Em seguida, Marcos Mendes possui 15% de rejeição. O candidato minoritariamente rejeitado pelos entrevistados é Wagner, obtendo 13%. As possibilidades de não votar em qualquer candidato atingem 15%, e os que não souberam ou não opinaram vão a 19% das preferências.

38% dos eleitores entrevistados pelo instituto avaliaram o governo Wagner como bom, 30% confessaram que a administração está regular, 14% opinaram como ótima e 5% péssima. 5% estavam indecisos.

Senado: imbróglio na disputa

Na disputa para o Senado, César Borges (PR), Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB) aparecem tecnicamente empatados no páreo, obtendo 29%, 27% e 26% dos palpites, respectivamente. José Ronaldo (DEM) vem em quarta posição, pontuando 14%. Outro democrata, o deputado federal José Carlos Aleluia, compartilha com o vice-prefeito de Salvador Edvaldo Brito (PTB) o quinto lugar, com 7% cada um. Edson Duarte, do Partido Verde, e Carlos Sampaio, o Carlão, do PCB, pontuaram 2%. Correspondendo a 1% cada, Professor Albione Souza Silva (PSTU), Luiz Carlos França (Psol) e sua correligionária Zilmar Alverita dividem cada quinhão na última colocação.

Encomendado pela TV Bahia, o levantamento foi resultado de audiências com 1.512 eleitores realizadas pelo Ibope no período de 7 a 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o número 39.975/2010.

Wagner seria reeleito hoje

O instituto Datafolha revelou hoje outra pesquisa referente às intenções de voto ao Palácio de Ondina. Jaques Wagner continua assumindo a ponta, oscilando dos 47% anteriores para 48%. Nas posições subjacentes, o ex-governador Souto sofreu decadência de 5 pontos percentuais, aparecendo com 18%, e Geddel detém seus 14% na disputa. Se as eleições fossem hoje, o petista se reelegeria.

O atual governador avança na pesquisa espontânea, onde os candidatos não são mencionados nominalmente, abrindo 23 pontos de vantagem sobre o democrata, que está com 8%. Possuindo 7% das predileções, o peemedebista é o terceiro colocado na pesquisa espontânea.

Em conformidade com o instituto estatístico do Grupo Folha, o ex-governador é o postulante com maior percentual de rejeição – 32% do eleitorado baiano decidiu que não irá elegê-lo. Geddel é o segundo mais recusado, pontuando 21%. Wagner é o menos rejeitado na sondagem Datafolha, com 15%.

Para realizar o levantamento, o Datafolha entrevistou 1.104 pessoas em 43 municípios baianos nos dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 28.826/2010.

Comentários