Muito mais carros no Dia Mundial sem Carro

Data comemorativa ao controle no uso de automóveis foi contraditória em Salvador, com congestionamentos e acidentes

Com o objetivo de reduzir a frota de veículos automotores que circula nas cidades, estimulando uma reflexão sobre seu uso excessivo, é comemorado, nesta quarta-feira, o Dia Mundial sem Carro. A ideia da data surgiu na França, quando seus idealizadores optaram por descobrir outros meios de mobilidade urbana. Em Salvador, a concepção da data foi ambígua – embora ela incita a racionar a utilização de carros, o fluxo do trânsito nas principais avenidas foi enorme.

O motivo dos congestionamentos nas avenidas Luiz Viana Filho, a Paralela, nos sentidos Centro e Aeroporto, e Antônio Carlos Magalhães, nos sentidos Lucaia e Rótula do Abacaxi, foram as chuvas que caíram durante as primeiras horas do dia, segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), órgão da Prefeitura. No entanto, nenhum acidente foi registrado nas duas vias.

Na Paralela, uma imensa quantidade de pessoas dirigia-se à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Centro Administrativo da Bahia (Cab), para a regularização do título eleitoral, disseminando o congestionamento em ambos os sentidos. Ao contrário, o tráfego na Avenida ACM fluiu normalmente, sem quaisquer problemas, nos sentidos Bonocô e Rótula.

Acidentes

Foram registrados, ainda, dois acidentes, um na Avenida Suburbana e outro no bairro da Liberdade. Um triplo acidente envolvendo um caminhão, um Ford Fiesta e uma van Topic na Suburbana, nas imediações do Parque São Bartolomeu, lesionou um homem e possibilitou a lentidão no trânsito nos dois sentidos – Centro e Paripe.

Na Rua Lima e Silva, na Liberdade, em frente ao Colégio Estadual Duque de Caxias, um motociclista atropelou e feriu um pedestre. As duas vítimas foram atendidas imediatamente por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Meios alternativos

O Dia Mundial sem Carro, comemorado anualmente em 22 de setembro, foi criado em 1997 por habitantes de 35 cidades francesas, conscientizados em utilizar métodos alternativos de transporte ao deixarem seus veículos motorizados em casa. Problemas que dificultam a vida das pessoas, como os acidentes, os congestionamentos, as poluições aérea e sonora e o consumo elevado de combustíveis, persuadiram os cidadãos a conceber a data comemorativa. No ano 2000, outros países europeus a adotaram.

Em 2001, a medida foi exportada para o Brasil, e diversas cidades aderiram-lhe de forma ecologicamente correta através de parcerias e convênios com prefeituras municipais. Sob o pretexto de convencer as pessoas a usarem automóveis e motocicletas de maneira racional e controlada e de incentivar a locomoção sustentável, as prefeituras promovem atividades benéficas, como passeios de bicicleta e caminhadas.

Salvador tem atualmente mais de 615 mil veículos em circulação, de acordo com dados levantados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Aproximadamente 71% da frota abrange carros.

Comentários