César Borges lidera disputa ao Senado

Senador, que concorre à reeleição, aparece com 34%, tendo como segunda colocada a socialista Lídice da Mata, conforme a primeira pesquisa Datafolha

Primeiro levantamento realizado pelo Instituto Datafolha sobre as eleições para o Senado na Bahia, divulgado nesta segunda-feira, mostra o senador César Borges, do Partido da República (PR), na liderança, com 34% das intenções de voto em uma das duas vagas. O segundo e terceiro colocados são, respectivamente, os deputados federais Lídice da Mata (PSB), que aparece com 26%, e Walter Pinheiro (PT), com 20%. Na mesma pesquisa, estão empatados, com 7%, o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB) e o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM).

O deputado federal José Carlos Aleluia, também democrata, está atrás do seu companheiro da chapa encabeçada pelo ex-governador Paulo Souto, José Ronaldo, possuindo 6% da preferência dos eleitores. Em seguida, aparecem no levantamento estatístico os candidatos filiados a legendas menores, cujas porcentagens oscilam entre 3% e 1%. Edson Duarte (PV) e Carlos Sampaio (PCB) detêm 3% das intenções de voto, enquanto Zilmar Averita (Psol) foi escolhida por 2% dos entrevistados. Dois outros representantes da esquerda radical, Albione Silva (PSTU) e Luiz Carlos França, outro postulante ao Senado pelo Psol, respondem por apenas 1%.

Votos brancos e nulos somaram-se 30%. 60% do eleitorado baiano não souberam ou não opinaram no momento da escolha dos candidatos às duas cadeiras senatoriais para o pleito de 3 de outubro. Durante a realização da pesquisa, o Datafolha entrevistou 1.080 eleitores entre os dias 20 e 23 de julho em todas as regiões do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Líder desde a pré-candidatura

César Borges parabenizou seu ótimo desempenho na pesquisa como primeiro colocado a partir de sua pré-candidatura através de três requisitos. “Isso é fruto do recall que tenho na Bahia, pela minha atuação nos oito anos como senador e pela campanha que estamos realizando no estado”, ponderou o parlamentar, que concorre à reeleição, ao repórter Jairo Costa Júnior, do jornal Correio*. Por outro lado, a vice-liderança ocupada por Lídice surpreendeu alguns eleitores, mas ela é considerada, de acordo com o cientista político da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Fábio Dantas, em entrevista ao repórter Evandro Matos, do jornal Tribuna da Bahia, "um nome consolidado".

“Vi o resultado como uma boa notícia. Fiquei feliz porque as primeiras informações davam o meu nome e o de Pinheiro com 9% e 10%. O mais importante é que está acontecendo um crescimento junto (ao lado de Pinheiro), o que prova que a nossa estratégia está certa”, entusiasmou a deputada socialista durante campanha em Catu. A parlamentar continuou, referindo-se a seu crescimento a fim de possibilitar sua eleição: “Se continuarmos nessa batida, nas próximas pesquisas já deveremos ter alcançado o primeiro lugar”.

Parceiro de Lídice na chapa capitaneada pelo governador Jaques Wagner, candidato à reeleição pelo PT, ao Senado, Walter Pinheiro acredita que será capaz de vencer uma das duas vagas baianas disponíveis na coligação Pra Bahia Seguir em Frente (PT, PP, PSB, PDT, PC do B, PRB, PSL e PHS). Segundo Pinheiro, a tendência dos postulantes à Câmara Alta vinculados às candidaturas de Wagner e da presidenciável petista Dilma Rousseff é "ganhar as eleições", afirmou o deputado e ex-secretário do Planejamento à Tribuna.

Comentários