Pré-gripe

Uma nova e repentina frente fria que explicitamente chegou à faixa litorânea da Bahia me deixou de fato muito resfriado, marcando o prenúncio do inverno aqui no Hemisfério Sul, no próximo dia 21 de junho. Apesar de a frente fria ressuscitar aqui nos dias que precedem a estação mais fria do ano, as chuvas aparecem com pouca intensidade. Como tenho rinite alérgica, estou suscetível a próximos sinais de resfriado, ou pré-gripe.

Hoje, agora, imediatamente, estou apenas dentro do meu perpétuo e aconchegante domicílio para eu me recuperar por completo de um problema crônico que incomoda a minha saúde, meus ânimos, meu vigor e a minha força de vontade. Nossa ideia inicial era sair um pouco de casa, em companhia de minha amada mãe, para rever a minha família por parte dela. De repente, meu prazer de encontrar meus familiares estragou, devido a meu debilitado estado sanitário.

Esse tipo de resfriado me deixa, frequentemente, com uma enorme e expressa vontade de comer. Chegado o momento do almoço, aproximadamente ao meio-dia e meia, ou doze horas e trinta minutos, meu desejo de me alimentar para eu ficar fortalecido da pré-gripe aumentou ainda mais. Bateu uma enorme vontade no interior do meu abdômen... Foi, portanto, o anúncio do meu inesperado apetite.

Minha mãe praticamente não preparou nenhuma comida nova; só fritou uns pedaços de peixe para meu pai. Almocei os mesmos pratos feitos ontem, que ela nos deixou para hoje porque foi visitar minha avó materna. Meu prato que eu montei no almoço foi, simplesmente, feijão, sobrecoxa de frango e lentilhas. Para o jantar, nossa bendita refeição noturna, será o mesmo prato que já montei no almoço, mais saudável e mais nutritivo.

Através de uma boa alimentação, é provável que o meu sistema imunológico – mecanismo que defende nosso corpo contra novos ataques que nos deixam debilitados – retorne a fortalecer, trazendo muito mais força e disposição. Resfriados são transitórios, e fazem parte do nosso ciclo vital. São, apenas, temporários para, enfim, acabar.

Quero que minhas ótimas condições de saúde voltem normalmente, com muita disposição, alegria e vivacidade. Para atingir esse objetivo, é necessário o consumo ininterrupto de alimentos que contenham vitamina C, como sucos de acerola, de laranja e de limão. De quebra, um potente chá de limão com alho e mel me ajuda a recuperar dos fortes sintomas gerados pela gripe e pelo resfriado. Tenho que aguardar alguns dias para restaurar minha vitalidade.

Comentários