Na Mata do São João

Forró da Mata, que acontece neste domingo, marca a abertura oficial do São João baiano

Quatro dias antes do São João, uma cidade baiana localizada a 60 quilômetros de Salvador, cujo nome leva o nome do santo que homenageia a data da mais importante festa junina, já estará literalmente comemorando seu próprio espetáculo. Em um parque rural de Mata de São João, o palco já está armado para receber quatro grupos autenticamente regionais de prestígio nacional. O Forró da Mata abrirá oficialmente o São João da Bahia no próximo domingo, dia 20, no Parque Villa da Mata.

Realizado por um consórcio trilateral entre a TV Bahia, a Icontent – empresa de entretenimento da Rede Bahia, responsável pela organização do Festival de Verão Salvador, entre outros eventos de sucesso – e a produtora Villa Produções, o festival, que existe desde o ano passado, conta com quatro grandes atrações para a plateia se animar e se divertir. Subirão, no palco, uma renomada banda de axé e três bandas de forró, representando a conciliação, a sinergia e a concórdia entre os dois maiores e importantes gêneros musicais nordestinos.

A conciliação entre o axé e o forró é um aspecto de fundamental importância para impulsionar a indústria do entretenimento não só na Bahia, mas também em outros estados do Nordeste, indo até o Centro-Sul, notadamente o eixo Rio-São Paulo, onde se concentra os mais destacados produtores musicais, as grandes gravadoras e os estúdios fonográficos. Isso gerou de modo fulminante um ambiente favorável ao aparecimento de diversos eventos do ramo, como no caso do Forró da Mata.

O axé sempre tem espaço garantido no evento, pois esta edição conta com a presença da banda Timbalada, liderada pelo carismático cantor Denny. Em seguida, o ritmo que domina o espetáculo é o heterogêneo forró, no qual cada atração apresentará à plateia seus estilos característicos. Xandy Avião e Solange Almeida pilotam os Aviões do Forró, grupo concebido por empresários de Fortaleza com o propósito de revolucionar o gênero-chefe do São João através da sua carnavalização.

Pela primeira vez no Forró da Mata, a banda Seu Maxixe, revelação sertaneja baiana presente neste Carnaval, que tem como vocalista o potiguar Berguinho, encantará o público com seu revolucionário sertanejo pop. Outro filão originário do Ceará e que vem conquistando os palcos nordestinos é o Forró do Muído. Seus vocalistas Simone, Simária e Binha Cardoso, acompanhados por músicos que dão sonoridade e ritmo às canções, tocarão vários sucessos lançados ao longo de três anos de carreira artística. Um caldeirão artístico que resulta num grande negócio.

Forró da Mata simboliza, além do casamento perfeito entre o forró e o axé, ou seja, a carnavalização das festas juninas, a concretização da indústria de entretenimento em pleno ambiente rural, afastada dos grandes centros urbanos como Salvador. Neste domingo, o Parque Villa da Mata será invadido por pessoas de segmentos sociais diferenciados, provenientes de todos os lugares, com um único e absoluto objetivo: desfrutar das maravilhas oferecidas pelo festival que inaugurará este São João na boa terra, incluindo suas atrações.

Comentários