Muitas surpresas artístico-esportivas

No Bahia Esporte desta manhã, transmitido pela Rede Bahia de Televisão, o último antes da Copa do Mundo, fiquei bastante maravilhado por duas surpresas que a belíssima apresentadora Patrícia Abreu, que também é uma das produtoras do programa, trouxe para os telespectadores. A primeira é a participação especial do cantor e compositor Luiz Caldas, o "pai" da axé music. E a segunda é uma reportagem superemocionante sobre a incrível história de um senhor morador de rua de Salvador que virou compositor.

Luiz Caldas foi a maior estrela de todos os blocos da edição, sendo convidado por Patrícia Abreu e sua equipe na residência do músico, localizada num certo bairro da zona nobre de Salvador. Durante esse  bate-papo gravado em seu estúdio, que misturou música, futebol e descontração, ele focou essencialmente no assunto que está em evidência nestes dias: a Copa do Mundo, já que o torneio começará na próxima sexta. O futebol, claro, é uma das paixões de Luiz.

O autor de grandes sucessos que desde 1985, há exatos 25 anos, marcaram a história do Carnaval baiano, como Fricote, Ajayô e Haja amor, apareceu vestido com a camisa 9 da seleção brasileira, de Ronaldo. Por ironia do destino, o (ex) Fenômeno, atacante do Corinthians e autor dos dois gols que garantiram o pentacampeonato em 2002 não foi escalado pelo técnico Dunga para o Mundial da África do Sul. (Por quê?) Só vou esperar o time de Dunga funcionar perfeitamente para conquistar o hexa...

Ao terminar o Bahia Esporte, foi exibida uma matéria que eu tive a enorme vontade de me emocionar, cujo entrevistado é uma personalidade baiana incrível, de origem pobre, porém criativa. Trata-se de Gil Bala, um senhor que faz do cais do Dique do Tororó, uma das mais belas atrações turísticas e de lazer de Salvador, seu abrigo fixo. Sua extraordinária e impressionante criatividade é atribuída às mais de mil composições musicais. A matéria, assinada pelo repórter Matheus Carvalho, me encheu de doses de otimismo devido à superação das dificuldades de um morador de rua que se vale da mais rica música.

Gil Bala demonstrou algumas das mil canções que ele compôs. Uma exalta a beleza e a vida no Dique do Tororó; outra descreve a dura jornada dos cordeiros durante o Carnaval; e mais outra música é uma história de amor entre o mendigo-compositor e uma professora de escola. O mais importante, porém, é o encerramento do programa esportivo semanal, com a valiosa contribuição de Luiz Caldas, que criou o arranjo da composição mais recente de Gil Bala, A hora é hexa. Trocadilho com a célebre frase "A hora é essa", a música é uma justa e singela homenagem ao sexto título que o Brasil poderá ganhar em terras africanas.

Surpreendentemente, o humilde e simples senhor que conquista seu talento e sua riqueza cultural graças a suas músicas foi recebido pela equipe de reportagem da TV Bahia, tendo à frente Patrícia Abreu, com a missão de participar do alegre bate-papo com Luiz Caldas. Gil Bala mostrou a sua A hora é hexa, dividindo os vocais com o músico em seu estúdio de trabalho. Nós, brasileiros valentes, esperamos que essa maravilhosa e felicíssima composição seja trilha sonora para esta Copa. Que o Brasil levante a taça mais uma vez!

Comentários